- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br -

PMJP oferta práticas preventivas à saúde da população por meio de atividades físicas

 

foto. Ivomar Gomes Pereira (43) [1]Rebeka Paiva

Proporcionar a integração social, incentivando a população às práticas de atividades físicas, educativas e ações preventivas à saúde e assim diminuir os índices de sedentarismo e uso de medicamentos. Esse é o objetivo do João Pessoa Vida Saudável (JPVS), um projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, através das Secretarias de Saúde (SMS), de Juventude, Esporte e Recreação (SEJER) e de Educação e Cultura (SEDEC).

Além do João Pessoa Vida Saudável, a SMS também oferta práticas preventivas através da Academia da Saúde e dos Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics). Juntos, esses três serviços beneficiam 18.798 usuários.

As atividades físicas beneficiam amplamente quem pratica diminuindo o índice de sedentarismo e, com isso, a incidência de doenças cardiovasculares, além de contribuir para o controle da pressão arterial, diabetes e obesidade. Também estimula e valoriza o exercício da cidadania, contribuindo com o convívio social, melhorando a autoestima, imagem corporal, combate a depressão e estimula a integração social.

Cândida Farias tinha problemas com diabetes e pressão alta e foi na atividade física que ela encontrou uma solução. “Além da diabetes e da pressão alta, eu estava quase entrando em depressão, tomava vários remédios por dia. Tem apenas um ano que estou no projeto, mas desde então minha vida toda melhorou bastante e a quantidade de remédios que eu tomava diminuiu consideravelmente”, comenta a aposentada.

João Pessoa Vida Saudável – Desenvolvido desde 2007, o João Pessoa Vida Saudável beneficia atualmente mais 4,6 mil pessoas. Quando começou, o projeto era distribuído em apenas seis praças/polos e tinha em média 300 usuários. A equipe do JPVS é composta por 36 educadores físicos, distribuídos por todos os polos do projeto. As ações realizadas com os usuários incluem, além das atividades físicas, palestras educativas, rodas de diálogos e ações preventivas, que buscam não apenas desenvolver o aspecto físico, mas também o social, afetivo e cognitivo. O projeto é aberto ao público e podem participar pessoas de todas as faixas etárias. Os interessados devem comparecer aos polos que oferecem as aulas e procurar o orientador.foto. Ivomar Gomes Pereira (23) [2]

A professora Rosines Andrade participa do João Pessoa Vida Saudável há quase oito anos e é uma dos mais de 4.657 usuários beneficiados pelo projeto. De acordo com a aposentada, foi no projeto que ela encontrou mais qualidade de vida. “É um projeto dinâmico que se adapta as necessidades e condições de todos do grupo e que me ajudou a melhorar minha saúde em todos os aspectos, como condicionamento físico e respiração e essas melhoras eu pude sentir mesmo no início, mas são melhoras que todos que participam sentem”, comemorou.

“Sou apaixonada pelo projeto João Pessoa Vida Saudável, ele me deu a oportunidade de conhecer novas pessoas e suas histórias. Aqui formei junto com os usuários outra família, onde estão todos sempre se ajudando e se preocupando uns com os outros. É uma energia muito boa e fico muito feliz com isso”, disse a professora Karla Diniz, que começou no projeto há quatro anos.

Academias da Saúde – Complementando as atividades do projeto João Pessoa Vida Saudável, em 2015 foram inauguradas três Academias da Saúde localizadas nos Bairros do Geisel, Ernani Sátiro e Colinas do Sul. Atualmente, as academias beneficiam em média 933 usuários.

As Academias da Saúde são espaços que potencializam a realização de ações variadas de promoção da saúde, como: práticas corporais, atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, práticas artísticas e culturais, gestão participativa, entre outras.

Além das atividades físicas, a Academia disponibiliza uma equipe multiprofissional com psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf). As atividades desenvolvidas são de nível leve e moderado para que pessoas de diversas faixas etárias possam participar gratuitamente. Para ter acesso, basta o usuário procurar a academia no horário de funcionamento e fazer seu cadastro.

Ginástica aeróbica, ginástica localizada, circuito, atividades funcionais, caminhadas orientadas, apoio a Academia da Terceira Idade (ATI) são algumas das atividades desenvolvidas na Academia da Saúde, que acontecem de segunda a sexta, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30.

PICs – A rede de serviços de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde em João Pessoa é composta por três Cpics: o ‘Cinco Elementos’, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica); o ‘Canto da Harmonia’, localizado na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina Figueiredo, e o ‘Equilíbrio do Ser’, na Avenida Sérgio Guerra, Bancários. Desde 2011, quando os serviços das Pics começaram no município, já passaram pelos Centros mais de 13.200 pessoas.Fachada do Equilíbrio do Ser [3]

As práticas integrativas e complementares buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meios eficazes e seguros, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Estas também buscam a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

Existem duas formas para ter acesso aos serviços. O usuário pode ser encaminhado por uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou pode procurar diretamente uma das três unidades, de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h30 e na sexta-feira das 14h às 18h. Na sexta-feira, os três serviços realizam o cuidado aos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS).

No primeiro atendimento, o usuário passa por um acolhimento e escuta qualificada, onde é desenvolvido o Plano Terapêutico Singular, dando início assim ao tratamento. Ele recebe uma carteirinha com o dia, hora, a prática e o nome do terapeuta que irá acompanhá-lo durante o tratamento.

Entre as práticas individuais oferecidas por esses espaços, estão a acupuntura; aurículopuntura; homeopatia; fitoterapia; arteterapia (individual); terapia f​loral; quiropraxia; reiki; aromaterapia; massoterapia; terapia e massagem ayurvédica; gestalt terapia; reflexologia podal e naturologia, que também inclui Iridologia e Geoterapia.

Há também as práticas coletivas como a biodança; danças circulares; tai chi chuan; terapia c​omunitária; yoga; cuidando do c​uidador (r​esgate da autoestima); automassagem preventiva; arteterapia; cura em expressão (artes plásticas); meditação; consciência corporal; constelação familiar; dança do sagrado feminino e círculo de gestantes.

Confira os polos do João Pessoa Vida Saudável:

Praça Dr. Lauro Wanderley – OITIZEIRO (FUNCIONÁRIOS I) – R. Dr. Lauro Wanderley

Praça Aquiles Leão (Onze) – JAGUARIBE  – R. Prefeito Oswaldo Pessoa

Praça Mangueiras – ALTO DO MATEUS – R. José de Abreu

Praça nova do Costa e Silva – COSTA E SILVA

Rua/Avenida Estevão D´Vila – CRUZ DAS ARMAS

USF Cruz das Armas VII e IX – CRUZ DAS ARMAS

Praça Prof. Adolfo – CONJ. ESPLANADA I- R. Luzia Olívia de Oliveira

Praça Manoel Pereira Junior (BELA) – FUNCIONÁRIOS II – R. Jessé da Costa Cabral

Praça Erasmo Lucena -CRISTO REDENTOR – R. Profa. Luisa Fernandes Vieira

Praça Amizade – RANGEL – R. 2 de Fevereiro

Praça Esperança – GERVÁSIO MAIA – R. João Evaristo dos Santos, nº 109, Qd: 48, Lt: 426

PSF Geisel II – GEISEL

PSF Espaço Saúde – CRISTO

Praça Ellen Lucy (Coqueiral) – MANGABEIRA – R. Alfredo Ferreira da Rocha

Praça da Paz – BANCÁRIOS – R. Emp. João Rodrigues Alves

Praça Soares Madruga – VALENTINA – R. Inspetora Emília de Mendonça

Praça da Cultura – MANDACARU – R. João de Brito Lima Moura

Praça da Conquista – PADRE ZÉ – R. Fagundes Varela, 113

Praça Assis Chateaubriand – TREZE DE MAIO – R. Dep. Tertuliano de Brito

USF Integrada Alto do Céu – ALTO DO CEU- MANDACARÚ

Residência Terapêutica – Feminina – MANDACARÚ

Residência Terapêutica – Mista – TAMBIÁ

Praça Nossa Senhora da Paz – CASTELO BRANCO -R. Jornalista Eurípedes Gadelha

Praça São Gonçalo (Tiradentes) – TORRE – R. Praça Tiradentes

Praça Djalma Gomes da Fonseca (Do Caju) – BESSA – Av. Nilo Peçanha

Praça Alcides Carneiro – MANAÍRA – Av. João Câncio

Praça da Gameleira –TAMBAÚ –       Av. Almirante Tamandaré

PSF São José Integrada – MANAÍRA

PSF Torre II-TORRE

Clube da Pessoa Idosa – ALTIPLANO

Academia da Saúde do Geisel – GEISEL

Academia da Saúde do Hernani Sátiro – HERNANI SÁTIRO

Academia da Saúde do Colinas do Sul – COLINAS DO SUL

 

[4]