A Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) participou na manhã desta quarta-feira (11) da Mobilização Permanente pelo Fim da Violência contra as Mulheres na Paraíba. A ação é uma iniciativa do movimento de mulheres e dos organismos de políticas públicas para mulheres, que vão à rua todo dia 11 para protestar contra a violência de gênero.
Este mês a atividade aconteceu no bairro do Jardim Veneza, em virtude do aumento do número de mulheres mortas naquela comunidade. A Casa Renasce Companheira recebe, quase que diariamente, mulheres em situação de violência que, por medo, não denunciam seus agressores. Estamos clamando às autoridades que olhem para nossas mulheres e façam alguma coisa por nós, afirmou a educadora social da Organização Não Governamental Casa da Mulher Renasce Companheira, Valdenice Silvino, do Jardim Veneza.
O objetivo da mobilização é chamar a atenção da população e das autoridades para a efetivação e cumprimento da Lei Maria da Penha. Iremos de rua em rua manifestar nossa indignação. É impossível viver em uma sociedade com tanta violência. Essa problemática não é apenas das mulheres, mas de toda sociedade, acrescentou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da União Brasileira de Mulheres, Lourdes Meira,.
Magda Kelly, que é moradora do Jardim Veneza há 20 anos, teve a irmã assassinada por um homem que dizia ser amigo da família. Minha irmã foi estuprada e estrangulada por nosso vizinho, uma pessoa que transitava em nossa casa e tinha toda confiança da família. Hoje ele está preso, mas a sensação de insegurança continua. Tenho medo de sair nas ruas, comentou a moradora.
As mulheres saíram em caminhada pelas ruas do bairro pedindo a criação de Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar e de Casas Abrigos, como cumprimento da Lei nº 11.340 (Lei Maria da Penha) que foi sancionada em agosto de 2009 pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.