Terá início na próxima segunda-feira, dia 1º de fevereiro, no Conjunto Cidade Universitária, nos Bancários, o Curso de Marcenaria que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realizará na Unidade de Produção e Qualificação em Marcenaria da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). As aulas acontecerão três dias por semana, nos turnos da manhã e tarde. Ao se inscreverem, os candidatos já fazem opção pelo horário que desejam estudar.
Vinte alunos participam do curso, que tem duração de cinco meses. Eles receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 200, mais o vale-transporte e lanche. Os alunos foram selecionados entre os 120 candidatos que se inscreveram gratuitamente no Centro de Referência de Cidadania (CRC) dos Bancários. Entre os critérios para a seleção, os candidatos deveriam ter idade mínima de 18 anos e ter concluído o ensino fundamental. Tiveram prioridade às vagas pessoas inscritas no programa Bolsa Família, desempregadas, que já trabalharam na área e não tivessem qualificação profissional.
Segundo a diretora de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Yara Pond, foram investidos cerca de R$ 60 mil em recursos próprios neste curso, com a aquisição dos equipamentos, material didático, reforma, bolsa-auxílio, entre outros.
A falta de qualificação profissional é hoje uma das principais causas do desemprego. Esse curso é mais uma iniciativa da Prefeitura, através da Sedes, no sentido de fortalecer a política de geração de trabalho e renda, que vem garantindo a autonomia de milhares de famílias em João Pessoa.
Escola de Formação – A marcenaria era uma unidade que já existia dentro da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social e funcionava como uma oficina para os adolescentes atendidos pelo Centro de Formação Margarida Pereira, onde eram oferecidos cursos e se confeccionavam brinquedos educativos para os Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) e Escolas Municipais e atendendo algumas demandas da Sedes e Estação Cabo Branco.
De acordo com Yara Pond, a partir de agora ela passa a funcionar, prioritariamente, como uma Escola de Formação em Marcenaria, sendo a única instituição pública deste tipo em João Pessoa. Nosso objetivo é oferecer qualificação profissional para que os alunos desenvolvam a criatividade e ao mesmo tempo ampliem as suas possibilidades de ingressarem no mercado de trabalho, consequentemente melhorando a sua condição de vida, declarou.
Relação dos Candidatos selecionados para o Curso de Marcenaria
Turno da Manhã
01. ANTONIS PEREIRA DA SILVA
02. ERISMAR FERREIRA ROCHA
03. HALISON JOSE DE JESUS
04. JOSÉ CARLOS RODRIGUES
05. JOSE MAILSON OLIVEIRA DE PAIVA
06. JUSICLEIDE BRASILIANO DE ANDRADE
07. LEANDRO DOS SANTOS BARROS
08. MARCONE OLIVEIRA DE PAIVA
09. ROBERTO DA SILVA COSTA
10. SERGIO FRANCISCO DE OLIVEIRA
Turno da Tarde
01. ANA CRISTINA DA SILVA
02. ANDRÉ OLIVEIRA DE SOUZA
03. DAMIÃO FRANCISCO DE OLIVEIRA
04. EDVÂNIA GOMES DE MELO
05. FAYANNA DE MARIA OLIVEIRA E SILVA
06. JULIANA VEEIRA FIDELES
07. KELIANA RAMOS DA SILVA
08. LEONARDO SANTOS DE BARROS
*Marcenaria avenida Santa Barbára, s/número Cj Cidade Universitária
09. MARIA ELIZABETH GONZAGA DA SILVA
10. NILDESON DOS SANTOS SOARES