O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, abriu a semana de aniversário dos 425 anos da cidade, na manhã desta segunda-feira (2), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, comemorando o crescimento social da Capital. No evento, que reuniu servidores de várias secretarias e órgãos municipais, ele destacou algumas ações desenvolvidas ao longo dos últimos anos, que proporcionaram uma mudança na qualidade de vida, colocando a cidade no cenário das melhores capitais brasileiras.
A semana comemorativa foi oficialmente aberta na área externa do CAM, com o hasteamento da bandeira nacional e a participação da Banda 5 de Agosto. Em seguida, no auditório, os servidores assistiram palestras do prefeito Luciano Agra e da secretária de Planejamento e Coordenação de Projetos Especiais (Seplan), Estelizabel Bezerra.
De acordo com o prefeito, o primeiro avanço da atual gestão administrativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) é a devolução para a população do que é público, iniciativa que faz parte de um projeto que está transformando a imagem da Capital. Ainda segundo ele, um dos principais canais de contribuição para isso é a participação popular através de programas como Orçamento Democrático, que permite a análise e a discussão das demandas advindas da própria sociedade.
As políticas públicas de habitação popular foi um dos temas em destaque no encontro com os servidores. A cidade de João Pessoa caminha para redução em até 60% dos índices de déficit habitacional. Podemos dizer, sem dúvidas, que promovemos o maior projeto de habitação popular do Governo Lula. São obras completas que desencadeiam mudanças radicais, através de reformas, ampliação e infraestrutura adequada, ressaltou o prefeito.
O melhor desempenho conquistado pela Capital junto ao Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), que é hoje o principal medidor da educação brasileira e leva em conta rendimento escolar, também evidenciou os investimentos feitos pela gestão municipal nos últimos cinco anos na área da educação. De acordo com o prefeito Luciano Agra, atualmente existem 40 programas voltados para a melhoria do ensino público municipal.
Ele lembrou que a conquista da Escola Municipal José Novaes, localizada no bairro dos Novaes, do maior índice do Estado na Prova Brasil de 2009 nota 6.0 , é um reflexo destas melhorias no dia a dia de alunos e professores. O prefeito destacou também a marca de 500 ruas asfaltadas e drenadas, e ainda outras 300 em obras; a reforma e ampliação de 64 unidades de Saúde da Família e de todos os hospitais municipais de João Pessoa. Essas ações são fruto do equilíbrio econômico e financeiro alcançado por esta gestão, constatou Luciano Agra.
O crescimento da cidade também foi abordado na palestra da secretária do Planejamento, Estelizabel Bezerra. Ela afirmou que, hoje, 18% dos recursos próprios da prefeitura de João Pessoa são destinados a obras de infraestrutura, em contrapartida aos 4% que eram utilizados em 2004.
Estelizabel Bezerra também destacou os quatro principais focos da gestão municipal: infraestrutura, saúde, educação e geração de emprego e renda. Hoje, João Pessoa expressa o seu melhor momento, como consequência do trabalho realizado ao longo desta administração. Quem vive em João Pessoa há mais de cinco anos sabe que a fotografia da cidade mudou, principalmente devido à requalificação do serviço público e a vitória sobre um déficit histórico, pontuou.
Após as palestras, os servidores assistiram a uma apresentação musical com a cantora Dandara Oliveira. Em seguida foi servido um coquetel.