Os olhares da área esportiva se voltaram todo para a cidade de João Pessoa na noite desta sexta-feira (9). É que o prefeito da cidade, Luciano Agra, declarou abertas as Olimpíadas Es
[1]colares 2011 para atletas na categoria de 12 a 14 anos, na cerimônia que aconteceu no ginásio Ronaldão, no bairro do Cristo Redentor. A competição é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e tem apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e do Governo do Estado da Paraíba. A solenidade contou com a presença do Ministro de Esportes, Orlando Silva.
Os atletas das 27 delegações desfilaram na quadra do Ronaldão. De acordo com o prefeito, a PMJP, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), não mediu esforços para que o evento pudesse ser realizado na cidade. “É um evento muito especial para a cidade e pode ser realizado graças a uma parceria muito proveitosa entre a PMJP, Governo do Estado, COB e Ministério dos Esportes” afirmou.
[2]Durante os próximos dez dias cerca de três mil atletas, de 27 Estados do Brasil, estarão disputando 12 modalidades esportivas em 21 locais. Serão mais de cem competições durante a realização do evento. Os investimentos para os jogos ultrapassam a quantia de R$5 milhões.
Elogios a João Pessoa – Os esforços que a capital paraibana investiu para a realização do evento foram reconhecidos pelas autoridades esportivas presente no evento. O ministro de Esportes, Orlando Silva, agradeceu ao prefeito Luciano Agra por ter aberto a cidade para a realização do evento.
“João Pessoa tem um significado muito especial pela tradição de ter um povo acolhedor. Quero agradecer a João Pessoa pela oportunidade de acolher o esporte brasileiro. Sei que daqui sairão atletas importantes para o mundo olímpico”, disse.
Esta é a primeira vez que a cidade de João pessoa é sede do evento olímpico da categoria, embora tenha sido sede em outras duas ocasiões das Olimpíadas Escolares para a categoria de 15 e 17 anos.
Atletas olímpicos – O momento simbólico de início das olimpíadas Escolares 2011 foi marcado pelo acendimento da chama olímpica. Diversos atletas de projeção nacional e que foram medalhistas em Jogos Panamericanos e olímpicos participaram do revezamento da tocha, como Vicente Lenilson (medalhista em jogos panamericanos no atletismo) e Daiane Camilo da Silva (medalhista panamericana na modalidade ginástica artística).
[3]
Ao final do revezamento, coube ao atleta radicado na Paraíba e campeão olímpico, Ricardo Santos, acender a pira olímpica que ficará exposta até o final dos jogos. O atleta paraibano de judô, Gabriel Victor Gomes, encerrou a cerimônia de abertura com o juramento dos atletas, prometendo competir com lealdade, amizade e fraternidade.
Apresentações – Durante a cerimônia de abertura, dois grupos paraibanos fizeram a animação do público. O Grupo de Ballet Jovem da Paraíba iniciou à noite com uma apresentação que misturou música clássica com cultura regional. Um grupo de cangaceiros também animou a plateia com diversas músicas conhecidas da cultura nordestina.