A 4ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia foi encerrada nesta sexta-feira (3) no auditório da Unipe com a presença do prefeito Luciano Agra. Os debates tiveram início no último dia 29 e o tema principal das discussões foi a Ciência para o Desenvolvimento Sustentável. O público-alvo foram os alunos das estações digitais que apresentaram trabalhos desenvolvidos por eles dentro das estações. A semana municipal faz parte da Semana Nacional de Ciência e tecnologia, desenvolvida desde 2004 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
O prefeito Luciano Agra declarou que a meta da atual gestão é estender o acesso às novas tecnologias para toda a rede municipal de ensino. Ele anunciou como meta para 2011, a construção de uma escola totalmente digital. É necessário que o estado promova políticas sociais dando igualdade de oportunidade a todos. E considero que o desenvolvimento da educação é um poderoso instrumento de inclusão social e com ela teremos condições de sanar outros problemas sociais, frisou.
Para o secretário de Ciência e tecnologia do Município, Marconi Maia, o evento foi importante para mostrar e discutir o trabalho que vem sendo desenvolvido nas estações digitais. Aqui pudemos ver a evolução dos nossos jovens e como as estações tem trabalhado assuntos relacionados a várias tecnologias não só a tecnologia digital, pois a internet é um instrumento de conhecimento, destacou.
Para o estudante do ensino médio que participa da estação digital no bairro dos Funcionários II, Erinaldo Vieira de 18 anos, o evento foi um espaço onde ele pode aprender mais sobre tecnologias. Meu grupo apresentou durante a semana como funciona um motor flexpower, e a realização desse trabalho me fez conhecer essa tecnologia que eu até então não conhecia e tive aqui a oportunidade de conhecer muitas outras. Para mim foi muito bom, declarou.