[1]O prefeito Luciano Cartaxo participou, na noite deste sábado (13), da comemoração dos 231 anos do bairro Tambiá. A festa é tradicionalmente organizada pelo vereador Marcos Vinícius e, neste ano, contou com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O evento ainda contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Urbano, Assis Freire, do superintendente da Emlur, Anselmo Castilho, e do diretor Administração, Finanças e Planejamento da Funjope, Thiago Modesto.
“É um prazer enorme me juntar à população no aniversário de um dos bairros mais charmosos da cidade e ao vereador Marcos Vinícius, que é um parceiro e tem contribuído de forma importante para o bairro”, declarou Luciano Cartaxo. “A Prefeitura tem o compromisso de trabalhar para os bairros e descentralizar as ações culturais, o que acontece com o apoio e incentivo a esta grande festa”, afirmou.
O vereador Marcos Vinícius destacou o empenho na comemoração da data e a importância da PMJP na realização do evento. “Tenho um carinho enorme pelo bairro de Tambiá e isso é traduzido nesta festa, da qual tem estado à frente há mais de 20 anos. A PMJP foi uma grande parceira e nos propiciou toda a estrutura e as atrações para que pudéssemos fazer a homenagem que o Tambiá merece”, afirmou.
A festa – O evento durou três dias. Desde quinta-feira (11), os moradores do
[2]Tambiá se reúnem na Praça Juvêncio Mangueira, localizada na rua de mesmo nome, para comemorar mais um ano de existência do bairro mais antigo da Capital. Neste sábado, a animação ficou por conta das bandas Bereguedê e Tuaregues. As bandas Flor de Lis e Nagibe comandaram as noites de quinta e sexta-feira, respectivamente.
Antes das atrações musicais, a população pôde acompanhar as apresentações de três grupos de dança formados por adolescentes do bairro. Os grupos Quebrarte, Mais Quebrança e Harmonia do Suingue, que apresentaram coreografias para sucessos do axé, suingueira, olodum, reggae e batidas africanas.
Apoio – A PMJP garantiu toda a estrutura necessária para a realização da festa, envolvendo esforços das secretarias da Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Meio Ambiente (Semam), as Superintendência de Mobilidade Urbana (semob), da Autarquia Especial Municipal de Limpeza (Emlur) e principalmente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Além das atrações da noite, a Administração Municipal garantiu instalações, banheiros químicos, a revitalização do espaço e os esquemas de limpeza e mobilidade durante todo o evento.
O Bairro – O bairro Tambiá completou 231 anos de história, sendo o mais antigo da capital paraibana. Seu nome foi escolhido em homenagem ao índio Tambiá, que, segundo a lenda, morreu depois de ser capturado por uma tribo inimiga. Enquanto estava em cativeiro, Tambiá foi amparado pela índia Aipré, que não aguentou sua morte e chorou durante 50 luas. As lágrimas da indígena teriam sido tantas que acabaram criando a Fonte de Tambiá, localizada no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica.