O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) assina nesta quinta-feira ( 27), às 11 horas da manhã, na Ilha do Bispo, a Ordem de Serviço para o início das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que inclui a recuperação e urbanização da área no entorno do rio Sanhauá. O evento será marcado por um dia de diversas atividades integradas destinadas à população local, a partir das 10 horas da manhã. O local escolhido para a realização das atividades fica próximo ao canteiro de obras do PAC Via Oeste, ao lado da igreja católica, na Ilha do Bispo.
Na programação deste dia de ação integrada para lançamento do PAC-Ilha do Bispo estão previstos shows artísticos, oficinas de xadrez, origami, de dança, de orientação ao trânsito, recreação, lazer, oficina de combate à violência contra a mulher, entre outros. As 1.066 famílias da área também vão receber informações sobre a gripe A, como usar os serviços da ouvidoria municipal e as crianças receberão ensinamentos de como usar as escovas de dente, num escovódromo montado na área.
Os adultos também vão poder participar verificando a pressão arterial, fazendo testes de glicemia, utilizando serviços de cabeleireiro, fazendo consulta sobre o Bolsa Família, obtendo informações no Balcão de Direitos e conhecendo de perto como ficarão os futuros apartamentos onde vão morar.
PAC Sanhauá O projeto de revitalização da Bacia do Rio Sanhauá, foi elaborado pela Prefeitura de João Pessoa e conta com o financiado do Governo Federal e com contrapartida do Governo Municipal. Quatro comunidades serão beneficiadas diretamente com obras de saneamento básico, pavimentação, construção de moradias, praças, ciclovias e quadras de esporte, além de recuperação ambiental. São elas: Alto do Mateus, Porto do Capim, Comunidade do ‘S’ e Ilha do Bispo.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 30 mil pessoas residem nas áreas. Já o rio Sanhauá tem 11,5 quilômetros de extensão e foi a partir dele que a cidade foi edificada em 1585. As obras estão orçadas em R$ 25.413.138,84, com contrapartida do município de R$ 1.270.656,95.
Ilha do Bispo O trecho do projeto que engloba o bairro da Ilha do Bispo prevê o remanejamento de unidades residenciais distribuídas em 11 comunidades, com a previsão de construção de 288 novas unidades residenciais, devidamente regularizadas.
Depois de diagnóstico realizado, verificou-se que a população instalada no lugar, vive em área ribeirinha, contribuindo assim, para a degradação do manguezal existente e para a alteração do curso do Rio Sanhauá, gerando assim, um grave problema urbanístico e ambiental. Com o objetivo de implantar soluções que possibilitem a revitalização do rio, com preservação de seus manguezais e despoluição de suas águas é que formulou-se o projeto integrado de remoção das habitações construídas nesta área de preservação ambiental.
Entre as ações para a mudança nesta área da cidade está prevista a implantação de projetos de saneamento básico, pavimentação de 11 ruas e construção de uma ciclovia que servirá para o monitoramento das condições dos manguezais e delimitação das áreas com restrição à construção. As famílias lotadas nesta comunidade, que se encontram dentro desta faixa viária, com casas com risco de inundação, serão remanejadas para uma área próxima onde passarão a ter melhores condições de habitabilidade.
A comunidade vai habitar apartamentos, dois por andar, com área construída de 41,46 metros quadrados, sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. Os apartamentos térreos priorizam a acessibilidade e são destinados ao público portador de necessidades físicas e aos cadeirantes.
ATIVIDADES PREVISTAS PARA O DIA 27 DE AGOSTO, DAS 9 ÀS 17 HORAS NO BAIRRO
Tenda da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes)
Serviço= Consulta sobre o programa Bolsa Família
=Atendimento em parceria com o Instituto Embeleze Cabelereiro
= Informações sobre o Balcão de Direitos
=Serviços do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS
Tenda da Secretaria de Educação (Sedec)
Serviço= Oficinas de Xadrez, origami, recreação e lazer
Tenda da Secretaria do Meio Ambiente (Semam)
Serviço=Ações baseadas em três eixos do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), que são Educação Sanitária Ambiental(ESA), Mobilização e Organização Comunitária(MOC) e Geração de Trabaho e Renda(GTR) além de arborização na recuperação das áreas degradadas;
Tenda da Secretaria de Saúde(SMS)
Serviço= Escovódromo
Verificação de pressão arterial
Teste de glicemia
Informações sobre a gripe A, entre outras ações;
Tenda da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope)
Serviço= Oficina de forró com trio pé- de -serra da própria localidade
Tenda da Superintendência de Trânsito(Sttrans)
Serviço= Oficinas de orientações para o trânsito
Tenda da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres(CPPM)
Serviço= Oficina de combate a Violência contra a Mulher
Tenda da Secretaria de Habitação Social (SEMHAB) e SEPLAN
Serviço= Exposição de maquetes com imagens da Ilha do Bispo hoje e de como ficará o local após a implementação do projeto PAC e informações gerais nesta comunidade;
Tenda da Ouvidoria Municipal
Serviço= Atendimento itinerante à população pessoense