- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br -

Prefeitura conclui metade da restauração do ‘Conventinho’

Metade do serviço de restauração integral do convento franciscano São Frei Pedro Gonçalves, conhecido pela população como ‘Conventinho’, está concluída. Os trabalhos começaram em julho deste ano e a expectativa é que ate abril de 2009 seja concluída a intervenção no prédio, que abrigará equipamentos públicos como a Biblioteca Central do Município e a Casa do Ensino das Artes. A obra está orçada em R$ 1,4 milhão, recursos oriundos da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

O projeto de restauração do Conventinho foi elaborado por técnicos da Comissão Permanente de Revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, formada por órgãos de várias instâncias e a equipe também acompanha os serviços executados na edificação. Já a Coordenadoria de Proteção dos Bens Históricos e Culturais do Município de João Pessoa (Probech) está fiscalizando os trabalhos junto com a Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra).

Reforma integral – A presidente da Comissão do Centro Histórico, Sônia Gonzalez, observou que o prédio estava muito danificado. “Estamos fazendo a restauração integral da construção. Ela estava bastante degradada por infiltração, pragas e até invasão de pessoas, que ajudaram a destruir ainda mais o local”, afirmou. “Um volume grande de serviços já foi executado, cerca de 50%. A previsão é de concluirmos tudo em abril”, acrescentou.

Ainda de acordo com ela, um volume grande de serviços foi concentrado nas cobertas, que estão praticamente prontas. “Cerca de 80% do madeiramento foi renovado e, com relação às telhas, 100% precisaram ser recompostas, porque estavam em péssimas condições”, afirmou.

Fase atual
– Na etapa atual, vem sendo feita a recuperação das esquadrias, portas e janelas, além da instalação hidrosanitária. A equipe de trabalho também se prepara para iniciar a intervenção na área externa, a exemplo de calçadas, rampas, estacionamento e jardins. Paralelamente, será elaborado projeto elétrico, luminotécnico, lógico, sonorização e de climatização de ambientes.

“Em termos até mesmo mundiais, não podemos pensar em patrimônio apenas como preservação. Temos que utilizá-lo para o desenvolvimento social e econômico da cidade”, observou Sônia Gonzalez, ao se referir à destinação que será dada ao Conventinho depois de completamente restaurado.

Acessibilidade
– Todo o processo de recuperação do Conventinho é desenvolvido dentro dos princípios de acessibilidade. Por isso, entre o subsolo e o térreo, será implantada uma rampa. E do primeiro piso para o segundo, haverá uma plataforma de elevação.

Entre os destinos dados ao espaço, está a Biblioteca Central do Município que, segundo o projeto, deverá ocupar uma parte de dois andares. A Casa do Ensino das Artes, também de responsabilidade da Prefeitura, será implantada no prédio. A edificação pertence à Arquidiocese da Paraíba e foi cedida para a PMJP.

[1]