[1]O inverno deste ano foi diferente para a dona de casa Ana Paula Firmino, que não precisou passar as noites em claro com medo da água da chuva invadir o barraco onde morava com os quatro filhos, na comunidade da Capadócia, em João Pessoa. A moradora do condomínio Vista Alegre, entregue pela Prefeitura Municipal da Capital (PMJP), está entre as 4.356 pessoas contempladas com a casa própria entregues pela gestão, em 2016. Neste 5 de Agosto, data em João Pessoa comemora 432 anos, mais que um novo endereço para a família de Ana Paula, a PMJP investe em obras que garantem um futuro mais digno para toda a população da Capital.
“Passei quatro anos de sofrimento lá na comunidade Capadócia. Eu morava em um barraco e, sempre que chovia, a gente não dormia porque acordava com as paredes caindo e água nos pés. Hoje, durmo tranquila porque sei que meus filhos estão em segurança”, comemora a dona de casa.
“São 432 anos de história, lutas e conquistas e estamos felizes em partilhar esse sentimento com a
[2]população da Capital. A marca da nossa gestão é trabalhar e apresentar resultados principalmente para quem mais precisa. É com um lar digno onde planejamos o futuro da família, cuidamos das crianças e temos esperança em um futuro melhor. Estamos com mais cinco mil casas em construção. É uma demonstração de que estamos no caminho certo, trabalhando para quem mais precisa”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo.
A conquista da casa própria para Ednaldo (15), Rianderson (13), Luana (10) e Luan (5), filhos de Ana Paula, representa ainda a oportunidade de ter um futuro mais digno e mais facilidade para o acesso a educação. Os quatro são alunos da rede municipal da Capital e estudam a poucos metros de casa. O mesmo acontece com as pequenas Joyce (7) e Nicole (6), filhas da dona de casa Cláudia Queiroz, que estudam na Escola Municipal Lúcia Giovanna de Melo, no Colinas do Sul.
A unidade, que oferece ensino em tempo integral e conta com 520 alunos matriculados foi uma das três novas escolas municipais entregues em 2016. Além disso, outros 17 colégios da rede passaram por reformas e ampliações. “Elas saíram do Crei, que também é perto de casa, para a escola e, para mim, é uma maravilha, porque sei que elas estão sendo bem atendidas, se desenvolvendo mais. É uma felicidade”, destacou Cláudia Queiroz.
[3]Educação – O investimento na educação, desde o ensino infantil até o término do nível fundamental, com escolas de qualidade e professores qualificados, são fatores que garantem uma formação melhor para as crianças e adolescentes da Capital. Além das escolas municipais, a PMJP construiu três novos Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) e reformou outras nove unidades, em 2016. Este ano, foram entregues dois novos Creis e outros três estão sendo reformados.
Das unidades entregues este ano está o Crei Artur Belarmino, no bairro dos Bancários, que atende a 236 crianças com berçário e ensino infantil, dos seis meses aos 4 anos de vida. “Trabalhamos, desde cedo, a questão da identidade e da autonomia das crianças, com projetos de arte, cultura, meio ambiente, entre outros”, destacou a diretora do Crei, Célia Cristina.
E quando se fala em educação, ter espaços de lazer disponíveis para atividades lúdicas e gratuitas
também são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Em 2016, a PMJP entregou 16 novas estruturas, entre praças, centros culturais, campos e quadras esportivas, para a população da Capital, entre as quais está o Parque da Lagoa Sólon de Lucena, no Centro. O cartão postal da cidade foi totalmente reestruturado e tem se firmado como destino certo para o lazer de quem mora e visita João Pessoa.

