- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br -

Prefeitura de JP recupera áreas degradadas do Parque do Cabo Branco

[1]A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), está trabalhando na recuperação das áreas degradadas do Parque Cabo Branco com o reaproveitamento do banco de sementes, retiradas de áreas da construção civil. A ação começou em outubro de 2010, e já devolveu cerca de 3 mil e 100 metros quadrados de áreas verdes. O trabalho continua durante este ano, através de um planejamento e levantamento dos espaços que vão receber as novas mudas.

A secretária de Meio Ambiente, Lígia Tavares, ressaltou que a Prefeitura tem uma preocupação constante em preservar a paisagem da cidade nas ações de recuperação, tanto de áreas degradadas quanto de áreas urbanas. “Quando trabalhamos na área do Cabo Branco, considerado Patrimônio Ambiental, Histórico, Cultural e Paisagístico da Paraíba, temos um cuidado redobrado, respeitando a relação de afeto que os paraibanos têm com aquela área”, concluiu.

Reaproveitamento – Nas florestas o solo é rico em matéria orgânica e sementes da vegetação existente na área. Quando essa vegetação é retirada, para obras da construção civil, esse material, que tecnicamente recebe o nome de ‘bota-fora’, normalmente não é reutilizado.

Os resíduos da terraplenagem que seriam descartados, são compostos por terra e matéria orgânica proveniente da retirada da vegetação. Rico em sementes, galhos, restos de troncos e raízes, essa material orgânico vai contribuir para a recuperação da vegetação, pois apresenta um grande potencial de germinação e rebrota.

[2]Recomposição – O desenvolvimento de novas árvores vai contribuir para a redução da poluição ambiental, diminuição da temperatura, aliviando o calor e possibilita ainda a criação de novos refúgios para pássaros e outros animais. Na área já foram observadas espécies de arbustos de pequeno porte, como o trevo-mexicano e cróton e de médio porte, como a carrapateira. Essas são as primeiras espécies que se desenvolveram sobre o material orgânico depositado na área.

João Pessoa Verde para o Mundo – A replantio em áreas degradadas e urbanas está inserido no projeto João Pessoa Verde para o Mundo, lançado pela PMJP em 2007 com o objetivo de promover o replantio de árvores na cidade. Diversos bairros e áreas de João Pessoa receberam mudas de árvores nativas, totalizando, no período de abril a novembro de 2011, plantio e distribuição de 3.256 mudas. Nas áreas degradadas, que recebem ações de recuperação, foi feito o replantio de 1.377 mudas de espécie nativas do Bioma Mata Atlântica.

Segundo o engenheiro florestal Yuri Rommel, coordenador do projeto João Pessoa Verde para o Mundo, da Prefeitura de João Pessoa, “essa é uma ação inédita de sustentabilidade na cidade, onde são  aproveitados resíduos de construção civil que seriam descartados, economizando recursos financeiros na recuperação de área degradada e promovendo o desenvolvimento com sustentabilidade”, complementou.

[3]