- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br -

PMJP implanta 1º serviço destinado a doentes com locomoção limitada

[1]A Prefeitura Municipal de João Pessoa implanta na Capital nesta quinta-feira (19) o primeiro serviço de transporte sanitário no Estado. A iniciativa, que contará com cinco ambulâncias entregues a partir das 16h no pátio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, no bairro de Manaíra, vai beneficiar usuários dos serviços de saúde do município que estejam restritos a sua residência e não tenham condições físicas de se transportarem em veículos convencionais.

A secretária municipal de Saúde, Roseana Meira, assinalou a importância do serviço.  “O serviço de transporte eletivo será regulado e o usuário que precisar do atendimento deverá ser encaminhado à regulação pela USF em que está cadastrado. O transporte eletivo auxiliará pacientes com alguma dificuldade de locomoção, como idosos lesionados ou mulheres com gravidez de risco”, explicou a secretária.

De acordo com Cláudio Teixeira, coordenador geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) João Pessoa, o transporte sanitário significa para Capital um avanço sob a perspectiva do cuidado com a saúde da população. “João Pessoa avança na construção de uma rede de cuidados progressivos e o transporte sanitário vai ajudar as equipes de saúde da família a dar suporte aos usuários restritos em domicílio que precisam ser transportados através de ambulâncias para realização de ações nos demais serviços de saúde”, afirmou.

Suporte – No transporte sanitário as cinco ambulâncias, uma referenciada para cada distrito sanitário da Capital, vão dar suporte às Unidades de [2]Saúde da Família para levar usuários acamados que precisam realizar exames especializados. “Todos os procedimentos que o usuário precise ser transportado e estiver acamado, poderá ser feito utilizando transporte sanitário”, explica.

Na oportunidade também serão entregues quatro novas ambulâncias para compor o transporte inter-hospitalar. “O transporte inter-hospitalar vai fazer as transferências entre as unidades hospitalares de João pessoa, aumentando o tempo de resposta rápida para o paciente. Isso vai fazer com que o transporte seja feito no menor tempo possível, garantindo um atendimento de melhor qualidade”, enfatizou.

“Com isso João Pessoa inaugura também a central de regulação de ambulâncias. Essa regulação é feita pelo Samu e abrangerá todas as unidades hospitalares do município. Além das quatro entregues nesta quinta (19), há uma outra ambulância de suporte avançado da rede e isso servirá para conferir uma maior agilidade nos diversos serviços de saúde”, declarou o coordenador.

[3]