[1]A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) inaugurou na manhã desta segunda-feira (14), o primeiro Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS (CPICS) da Capital. O espaço é referência em especialidades naturais, que tem como intuito complementar as ações de saúde já desenvolvidas pela medicina convencional. O equipamento público está localizado na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n. Valentina Figueiredo.
O prefeito Luciano Agra destacou que a implantação desta política pública de saúde é uma ação inclusiva da prefeitura. “Geralmente, apenas pessoas com melhor condição econômica costuma ter acesso a este tipo de medicina. Com implantação desta política de saúde na prefeitura é possível levar este tipo de tratamento a uma parcela maior da população”, enfatiza Agra.
O CPICS Valentina conta com consultório em homeopatia, consultório em fitoterapia, danças circulares, terapia holística (reiki,
[2]argiloterapia), terapia comunitária, grupos de ioga, medicina tradicional chinesa (acupuntura, ventosa), práticas corporais chinesas (tai chi chuan), apometria quântica, florais e massagem.
Disseminador – A diretora de Atenção à Saúde do Município, Tâmara Guedes, ressaltou que o espaço funciona também como um disseminador de informações sobre este tipo de terapia. “Não é apenas um lugar de se praticar terapias, mas também como um lugar de disseminar estas terapias. Agora as pessoas podem escolher como serão atendidas”, completa.
O atendimento é individualizado e abrange a totalidade do indivíduo, avaliando não só o aspecto físico, mas também o mental e o emocional. Além da promoção da saúde também auxiliará quadros de pacientes com uso crônico de medicamentos, sendo auxiliares no tratamento convencional.
[3]Funcionamento – Os interessados em procurar o atendimento do CPICS Valentina precisam agendar triagem no local ou pelo telefone. Os números para contato são 3218-5873 ou 3218-5877. Funcionará em dois turnos, no horário comercial, das 7h30 às 11h30 e da 13h30 às 17h.
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) foi criada em 2006, e o Ministério da Saúde garante o acesso gratuito a essas práticas no país através da portaria n° 971. Neste ano, foi criada também pelo MS, a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
Núcleo no parque – As práticas integrativas estão presentes desde 2005 em João Pessoa e no ano de 2008 foi aprovada a lei municipal n° 1665 que dispõe sobre a implantação das terapias naturais para o atendimento da população. Desde abril de 2011, o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (NuPICS) funciona no Parque Arruda Câmara (Bica), fruto da parceria entre a SMS e a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAN).