- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br -

Prefeitura investe na área de Educação e Saúde beneficiando moradores do Cuiá

[1]Com Unidade de Saúde da Família (USF) que atende até 7 mil usuários, Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) e sinalização das vias e ciclovias, os moradores do Cuiá passaram a contar, a partir deste mês, com um Polo Farmacêutico. Além de atender a população do bairro, o serviço disponibilizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é aberto a qualquer outro usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com um profissional presente nos cinco dias da semana, nos períodos da manhã e tarde, o Polo Farmacêutico do Cuiá é um local onde os usuários da USF têm acesso aos medicamentos oferecidos pelo SUS e ainda são orientados quanto ao uso do remédio ou onde encontrar os produtos receitados que não são disponibilizados na rede pública.

[2]De acordo com informações da USF, desde que foi entregue aos moradores, na primeira semana deste mês, o Polo Farmacêutico atende, em média, pelo menos dez pessoas por dia. Além deste serviço, a USF conta também com a atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), onde os usuários têm acesso a atendimento multiprofissional (educadores físicos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais).

Educação – Praticamente a uma quadra da Unidade de Saúde está o Crei Suellen Oliveira da Silva, que foi uma demanda atendida por meio do Orçamento Participativo (OP) vinda dos moradores do Cuiá. Entregue em 2014, a unidade infantil atende a 82 crianças, com idades de seis meses a 3 anos e meio. A neta da servidora pública Elizabeth dos Santos está entre as crianças atendidas no Crei, que atende ainda os moradores do Valentina, Água Fria e Geisel.

[3]“Foi uma benção quando inauguraram esse Crei, porque na época minha filha estudava e eu trabalhando o dia todo não teria com quem deixar a menina. Depois disso, minha filha também pode trabalhar sabendo que a filha estaria bem. Só tenho a agradecer e já sofro porque no fim do ano minha neta vai ter que sair daqui por conta da idade”, comentou a servidora.

Sinalização – Outro investimento da PMJP para os moradores do Cuiá é a sinalização da ciclovia que começa no bairro e se estende até o Valentina Figueiredo. Além disso, a sinalização com duas lombadas eletrônicas no mesmo trecho e semáforos e faixas de pedestres nas proximidades do Crei e da USF garantem mais segurança à mobilidade aos moradores.

 

Salvar

[4]