A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, vai realizar a segunda versão do prêmio Mulheres fazendo História, Patrimônio da Cidade. O evento acontecerá nesta quinta-feira (20), às 18hs, no Teatro Ariano Suassuna Colégio Marista Pio X. A premiação faz parte da programação de aniversário dos 424 anos da Cidade de João Pessoa.
Serão premiadas 28 mulheres e um grupo de ação comunitária que vem se destacando em diversas áreas de atuação e que contribuem para o fortalecimento da cidadania das mulheres. Os nomes das premiadas foram escolhidos por uma comissão formada por membros da Gestão Municipal e da sociedade civil organizada.
Para a coordenadora de Políticas para Mulheres, Nézia Gomes, o prêmio é um reconhecimento da contribuição das mulheres nos diversos segmentos da sociedade. A proposta é homenagear as mulheres que no seu cotidiano constroem nossa cidade. É a Prefeitura valorizando, reconhecendo e registrando a contribuição das mulheres para a construção da nossa história, destacou.
As escolhas foram regidas por alguns critérios, como: mulheres que constroem uma história de luta pelos direitos humanos, que contribuem para o fortalecimento da cidadania das mulheres e que se destacam em suas áreas de atuação.
Confira as Premiadas:
1.Cultura e Arte: Eunice Dias (Chorinho Música); Kaline Lima (Movimento Hip Hop); Penha Cirandeira (Cultura Popular).
2.Comunicação e Mídia: Fátima Souza (Mana); Edileide Villaça; Joana Berlamino
3.Educação: Ana Coutinho; Delci (Escola Viva Olho do Tempo); Neuza Barbosa (Educação Ambiental); Maria de Fátima dos Santos (Escola Tharsilla Barbosa)
4.Saúde: Terezinha de Lizeux (assistente social); Euphrasia Joesph Nyaki (práticas alternativas); Miriam Ferreira da Silva (médica trabalho com pessoas vivendo com HIV/Aids)
5.Direitos Humanos: Nazaré Zenaide (UFPB); Cândida Magalhães (advogada); Luza (Profissionais do Sexo)
6.Lideranças Populares: Dilei (MST); Elizabeth Teixeira; Fátima (Gervásio Maia)
7.Gestão Pública, Justiça e Legislativo: Sandra Marrocos (Vereadora); Estelizabel Bezerra (Gestora); Soraya Escorel (Promotora de Justiça)
8.Movimento Feminista: Lourdes Meira; Luciana Cândido; Solange Rocha
9.Trabalho: Lia; Alzira Serafim; Terezinha Porto