As prévias do Carnaval Tradição permanecem animando os foliões em diferentes bairros da Capital. Nesta sexta-feira (18), a partir das 20h, a manifestação cultural acontece na Rua Presidente F. Antônio, popularmente conhecida como Rua do Rio, no bairro de Cruz das Armas, com o desfile de várias agremiações, como tribos indígenas, clube de orquestra e escola de samba. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
A animação dessa sexta vai ficar por conta das tribos indígenas Tabajara, do Alto do Mateus, Papo Amarelo de Cruz das Armas e Pela Vermelha, do Cristo, além do Clube de Orquestra Ciganos do Esplanada, do bairro de mesmo nome e a Escola de Samba Pavão de Ouro, do bairro São José.
Próximas prévias Para que o folião se programe, as próximas edições das prévias do Carnaval Tradição já estão definidas. Na quinta-feira (24) a festa acontece no bairro da Torre, com apresentação das tribos indígenas Africanos e Flexa Negra, ambas de Cruz das Armas e Ubirajaras, do Rangel, além dos clubes de orquestra São Rafael, do Castelo Branco, Bandeirantes da Torre, e ainda Escola de Samba Malandros do Morro, também oriunda do bairro da Torre.
O encerramento será na Praça Onze, do bairro de Jaguaribe. O local já foi palco de várias apresentações do carnaval antigo de João Pessoa e marcou o início de muitas agremiações que hoje desfilam no Carnaval Tradição. Portanto, para a noite do sábado (26) estão programados o brilho e o colorido dos clubes de orquestra Piratas de Jaguaribe e Vinte e cinco bichos, ambas de Jaguaribe, Tribo Indígena Pele Vermelha, do Cristo, Escola de Samba Mirassol, do Padre Zé e Urso Folião, da cidade de Santa Rita.
Saiba Mais – O Carnaval Tradição já foi incorporado ao calendário de eventos tradicionais da cidade, animando as ruas desde 1918. O marco inicial foi a fundação da Tribo Indígena Africanos, do bairro da Torre. A partir de 1930, foram criadas novas agremiações, nas categorias tribo indígena, clube de orquestra e escola de samba. Outro segmento surgido posteriormente foram os blocos de arrasto comunitários, os ursos de carnaval (conhecidos como ala ursas), além das batucadas. O desfile oficial de todas as agremiações acontece a partir do sábado de carnaval, dia 5 março.