[1]O professor de história José Roberto Ferreira de Oliveira, da Escola Municipal Índio Piragibe, localizada no bairro de Mangabeira, foi uma peça fundamental para que a Seleção Brasileira de Goalball fosse campeã nos jogos do Parapan-Americano de 2011, disputado em Guadalajara/México. Com esse título de medalha de ouro, a seleção brasileira se classificou para as Paraolimpíadas de Londres que acontece em setembro de 2012
Goalball é um jogo praticado por atletas cegos ou de pouca visão, cujo objetivo é arremessar uma bola sonora com as mãos no gol do adversário.
O educador relata que ter participado dessa competição de grande âmbito foi à maior emoção que já viveu, em contrapartida treinou duro para conseguir.
“Desde criança que eu sou atleta e sempre tive o sonho de representar o Brasil. Foram três meses de treino intenso na cidade Jundiaí, no estado de São Paulo. Quando vencemos, lembrei muito da família e dos amigos. Sabia que eu estava representado também o nosso Estado, e a nossa cidade. O entendimento da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) foi de fundamental importância para que eu participasse desses jogos”, disse José Roberto, que recebeu patrocínio da PMJP.
[2]
“A rede municipal de ensino no ano de 2011 tem recebido inúmeras premiações, resultado do investimento realizado tanto na formação dos estudantes quanto na capacitação dos professores. Em especifico, parabenizamos o professor José Roberto pela vitória conseguida no Parapan-Americano. Ele é um orgulho para todos os educadores de João Pessoa”, comemorou a secretária de educação e cultura, Ariane Sá.
Goalball – O time do Brasil é formado por três atletas e a equipe por seis. São dois da Paraíba, dois do Rio de Janeiro, um do Rio Grande Sul e um de Brasília. O técnico é de São Paulo.
Informações: 8760-6977.