A Secretaria de Municipal de Saúde (SMS) vai promover nesta segunda-feira (24) e na próxima, dia 31 de maio, uma capacitação sobre Hepatites Virais. O curso vai ser realizado das 8h às 12h, no Hotel Netuanah, em Cabo Branco, para médicos e enfermeiros da Rede de Atenção Básica que integram o Programa de Saúde da Família (PSF).
O objetivo da capacitação é otimizar o diagnóstico e o tratamento das hepatites virais e desenvolver junto aos profissionais de saúde uma cartilha com informações sobre a doença. Ao todo, serão capacitados cerca de 150 profissionais entre médicos e enfermeiros. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do município, João Pessoa possui pouco mais de mil casos da doença.
O coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Roberto Maia, ressalta a importância da capacitação para os profissionais que atuam no PSF da Capital para identificar mais rapidamente os casos relacionados. É nas unidades da Rede Básica de Saúde que o paciente primeiro aparece, com a necessidade de um diagnóstico preciso, justifica.
As hepatites B e C atacam o fígado sem apresentar sintomas na maioria dos casos e quanto mais cedo for detectada, maiores serão as chances de cura. Após algum tempo de infecção é comum surgirem comprometimento das funções hepáticas, tais como a cirrose e o câncer de fígado. A Organização Mundial da Saúde estima que até seis milhões de brasileiros ignoram que são portadores da doença.