Cantoria, baladas, forró, coco de roda e outros ritmos nordestinos vão dar o tom da última edição do mês de junho do Projeto Seis e Meia, nesta quarta-feira, dia 17. As atrações principais serão o cantador e menestrel baiano Xangai e cantora e compositora paraibana Cátia de França, dois dos maiores representantes da legitima música da região. A abertura será feita pela cantora potiguar Khrystal, um dos talentos emergentes do Rio Grande do Norte, que vem ganhando espaços noutros estados.
O Projeto Seis e Meia é promovido pela Prefeitura de João Pessoa em parceria com a Accorde Produções e recebe o apoio cultural do Ambassador Flat e dos restaurantes Peixe Elétrico, Vila Cariri e Cia do Chopp. As apresentações começam às 18h30 na Praça de Eventos do MAG Shopping, na Praia de Manaíra. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada) e podem ser comprados antecipadamente ou na hora do evento no posto montado no primeiro piso do MAG. Informações 9134-7610.
Xangai – O nome de batismo é Eugênio Avelino, um ex-vaqueiro que nasceu no trecho baiano do Vale do Jequitinhonha. Conhecido por Xangai nome que recebeu dos freqüentadores da sorveteria que trabalhava em Minas Gerais de propriedade do pai tem na inspiração a sua própria realidade e gosta de cantar músicas de Cartola, Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro etc.
O artista aprendeu a cantar com vaqueiros e cantadores da região, influência que permeou sempre a sua obra. Filho e neto de sanfoneiros teve seu primeiro disco Acontecivento lançado em 1976 pela gravadora CBS, mas depois seguiu uma carreira independente, desvinculada das grandes gravadoras.
Cantador, trovador e violeiro, Xangai, com sua voz penetrante e muito característica, interpreta composições próprias e adaptações do folclore nordestino, em ritmo de xote, coco e toada. Nesta quarta feira, ele deve relembrar sucessos antigos como Canção Primeira, Roendo Unha, Caso Você Case, dentre outros.
Cátia de França – importante nome da música nordestina com mais de seis décadas de vida e mais de 40 de carreira, a artista é um dos mais respeitados nomes da MPB. Além das composições consagradas na sua própria voz e por intérpretes do quilate de Elba Ramalho, em ‘Kukukaia’, Amelinha e Chico César, em ‘Coito das Araras’, Clementina de Jesus, em ‘Meu boi surubim’ e Xangai, em ‘Antoninha’, a artista também apresentará músicas inéditas de ‘Hóspede da natureza’, seu mais novo CD.
A paraibana de verve artística e presença de palco inconfundíveis, promete trazer para o público a originalidade das suas composições e a força poética de autores que permeiam a sua obra, a exemplo de Manoel de Barros, João Cabral de Melo Neto, José Lins do Rego, Guimarães Rosa e Henry David Thoreau.
Khrystal Com 29 anos de idade e 10 de carreira, a cantora potiguar Khrystal como a maioria dos artistas brasileiros começou a se apresentar na noite, cantando hits de sua geração, sem nunca perder a via da trajetória da Música Popular Brasileira.
Antenada com todos os sons, nos últimos anos Khrystal mergulhou num trabalho de pesquisa do ritmo mais potiguar de todos, o coco, e no seu primeiro disco contempla canções de Lenine, Dominguinhos, Guinga e Jacinto Silva, resgata Elino Julião, além dos novatos Galvão Filho e Romildo Soares, potiguares da melhor estirpe. Em João Pessoa, a artista cantará músicas de sua autoria e de outros compositores do Rio Grande do Norte e do Brasil.