- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br -

Projeto Vértice apresenta espetáculo de poesia musicada nesta quinta

[1]Um espetáculo de poesia musicada é a principal atração do projeto Vértice nesta quinta-feira (29). O grupo paraibano Lavoura leva ao palco do Teatro Santa Roza o espetáculo ‘Bruta Flor’, um monólogo que promete passear pelo universo do sonho e do lirismo de um ser humano. A apresentação tem início às 20h e será a única dentro da programação do dia do projeto, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

‘Bruta Flor’ conta a viagem de um personagem pelo interior de si mesmo, um trovador que conta e canta sua história. O personagem caminha pelo mundo onírico de seus desejos, segredos e emoções mais íntimas. Durante o tempo de um dia, ele revive toda sua história, numa caminhada por esse sonho. De manhã ele é menino, tornando-se homem e mulher numa tarde, velho ao fim do dia e novamente menino em um novo amanhecer.

Unindo-se à palavra, a música também é um elemento narrativo de muita [2]força. Com repertório inteiramente inédito, nomes importantes da Música Popular Brasileira, como Carlos Lyra, Chico César, Sueli Costa, Ná Ozzetti, Marco Antônio Guimarães, Ceumar, Edu Krieger, Giana Viscardi e Milton Dornelas compuseram em parceria com André Morais canções especialmente para o espetáculo. Esse repertório será executado ao vivo pelo também ator André Morais, dividindo a cena com os músicos Renata Simões (viola), Michel Costa (violão) e Osmídio Neto (acordeon).

A poesia da nova montagem do Grupo Lavoura resultou em um CD com 11 canções inéditas, todas entoadas ao longo do espetáculo. A apresentação irá marcar uma prévia da temporada que o grupo iniciará no mês de agosto, no Santa Roza, ficando em cartaz todo o mês. A peça tem o financiamento do Fundo Municipal da Cultura (FMC) da PMJP.

Ficha Técnica:

Interpretação & Dramaturgia: André Morais (texto com citações de

Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Hilda Hilst, Emily Dickinson e Caio

Fernando Abreu)

Musical com canções inéditas: de André Morais, em parceria com Marco

Antônio Guimarães, Carlos Lyra, Ceumar, Milton Dornellas, Giana

Viscardi, Ná Ozzetti, Chico César, Sueli Costa e Edu Krieger

Direção: Jorge Bweres & André Morais

Música incidental: Eli-Eri Moura & Marcílio Onofre

Músicos & colaboradores na criação musical: Renata Simões (viola),

Michel Costa (violão) e Osmídio Neto (acordeon)

Preparação vocal: Maria Juliana Linhares

Preparação corporal: Ângela Navarro

Desenho e operação de luz: Jorge Bweres, consultoria de Valmir Perez,

Lablux/Unicamp

Cenário: Grupo Lavoura

Técnico de som: Tina Medeiros

Produção: Lúmina Produções Culturais

[3]