Adriana Crisanto
Os membros da Rede Feminina de Combate ao Câncer da Paraíba participam do Projeto “Chá com Arte” da Estação Cabo – Ciência, Cultura e Artes, nesta quarta-feira (26), a partir das 14h, na Sala de Práticas Educacionais, localizado ao lado do estacionamento da casa. A entrada é aberta ao público.
A coordenadora do projeto Chá com Arte da Estação Cabo Branco, Maria Hawley, explicou que o encontro deste mês é direcionado a todas as questões que envolvem o universo feminino, desde a violência contra a mulher a questões ligadas a saúde, mas especialmente nesta quarta-feira (26), estará sendo falado sobre a importância da prevenção ao câncer e o Outubro Rosa.
Além das conversas, regadas a chá com bolachas e bolos, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, localizada no bairro de Jaguaribe, estará discutindo sobre os meios de prevenção ao câncer na sua fase inicial. A Rede é uma organização Sem Fins Lucrativos, que mantém uma Casa de Apoio ao Portador de Câncer, onde são recebidos pacientes de diferentes partes do País. A Casa de Apoio ao Portador de Câncer tem quase uma década de funcionamento, tem uma história que se confunde com a da própria Rede Feminina de Combate ao Câncer, pois é fruto de um trabalho desenvolvido com base na solidariedade e ajuda das pessoas, em benefício do paciente carente.
No ano de 1996, a convivência diária da Rede Feminina com o Hospital Napoleão Laureano, permitiu o conhecimento real das precárias condições da maior parte dos portadores de câncer que se deslocam das cidades do interior, em busca de atendimento médico. A sombra das mangueiras do Hospital Napoleão Laureano era o local que lhes servia de abrigo enquanto esperavam ser atendidos. Essa realidade fez com que a Rede Feminina de Combate ao Câncer (sem abandonar as suas atividades originais e prioritárias) iniciasse um trabalho de arrecadação de recursos financeiros, por meio da realização de eventos de cunho social, sensíveis ao problema dos pacientes portadores de câncer. Assim, com obstinação, perseverança e apoio da sociedade, foi concluída a Casa de Apoio Dr. Luiz Wylmar Rodrigues Neto, a 500 metros do Hospital Napoleão Laureano.
A Casa de Apoio ao Portador de Câncer serve de abrigo e fornece alimentação a pacientes de ambos os sexos, acima dos 18 anos, portadores de câncer, que não residem em João Pessoa e que não dispõem de meios para arcar com despesas de alojamento, alimentação e remédios.
“O Chá com Arte desta quarta-feira é também a forma da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes apoiar a campanha do Outubro Rosa e alertar, sobretudo as mulheres, para importância do diagnóstico feito com antecedência e sua cura imediata”, acrescentou a coordenadora Maria Hawley.
Os convidados do Chá com Arte são também o grupo da terceira idade, que são frequentadores assíduos das atividades educativas, artísticas e culturais da Estação Cabo Branco. O chá será animado com uma encenação teatral dos atores José Carlos e Wellandro Duartes, que estarão interagindo com os participantes.
Projeto Chá Com Arte – Consiste em encontros mensais de fim de tarde, com grupos da Terceira Idade, convidados para uma tarde aconchegante e proporcionando um momento de interação social.
SERVIÇO:
PROJETO CHÁ COM ARTE
Grupo convidado: Rede Feminina de Combate ao Câncer da Paraíba.
Quarta-feira (26)
Hora: 15h
Tema: Outubro Rosa
Programação: Apresentação teatral com atores de teatro José Carlos e Wellandro Duarte
Local: Sala de Práticas Educacionais
Fones: 3214.8270 – 3214.8303
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Entrada gratuita
CONTATO PARA IMPRENSA
Coordenadora do projeto – Maria Hawley
Fone: 98719.9730