O Mercado da Torre, uma das maiores feiras livres da cidade, está prestes a passar por uma reforma completa. A ordem de serviço será assinada nesta quarta-feira (11), às 9h, no próprio mercado. A ação faz parte do calendário de atividades da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em comemoração aos 425 anos da Capital. A previsão é que as obras comecem em janeiro de 2011, com duas etapas e duração total de 180 dias.
Segundo o secretário Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Lucius Fabiani, o mercado será praticamente todo posto abaixo e refeito somente a quadra principal, que dá para a Avenida Barão de Mamanguape, terá a estrutura preservada, passando apenas por uma restauração. A primeira etapa cobrirá o galpão de ferro, que está quase caindo. Depois, vamos reformar a parte da frente, disse ele. Durante o período das obras, os comerciantes do local serão acomodados na rua Feliciano Dourado.
O chefe da Divisão de Mercado da Sedurb, Antonio Amaral da Cunha, acrescenta que o Mercado da Torre será setorizado, com divisões para legumes, frutas, verduras, carnes, ovos e laticínios, entre outros. Também será organizada uma praça de alimentação e haverá um novo estacionamento. Outra novidade é que funcionará no Mercado uma estação do projeto Jampa Digital, com internet de banda larga gratuita para todos, informou.
Tradição O Mercado da Torre tem uma das feiras livres mais tradicionais de João Pessoa. Inaugurado no dia 30 de novembro de 1962, ele oferece produtos frescos, iguarias regionais e preços convidativos. Ali, o consumidor encontra de brinquedos a cordas de caranguejo, passando por calçados, roupas, ovos, legumes, frutas, tapioca e muitos outros produtos. Com a reforma, o Mercado atenderá seus clientes com muito mais organização e higiene, o que é essencial em um local com essa função, finalizou Antônio Amaral.