O repente tomou conta do largo do Ponto de Cem Réis, na abertura do São João de João Pessoa O Melhor da Gente, que aconteceu na noite desta última sexta-feira (11). O cantor e compositor Oliveira de Panelas, que é um dos homenageados da edição deste ano, presenteou o público com canções e repentes que retratam a essência da cultura nordestina. A festa começou com a apresentação do grupo Forró da Mala, que trouxe clássicos da música forrozeira. O evento é uma realização é da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope).
Oliveira de Panelas dividiu o palco com o outro grande repentista Daudeth Bandeira. A dupla declamou poesias ligadas ao cotidiano do povo nordestino e ao sincretismo cultural e religioso das festas juninas e, como não poderia deixar, fizeram rimas, trocadilhos e improvisações com o São João, com as mulheres, a cultura, com a copa do mundo e seleção brasileira de futebol.
O prefeito da João Pessoa, Luciano Agra, participou da festa de abertura do São João da Capital. Para ele, esta é uma data especial para a cultura do povo nordestino. O governo está muito sensível as causas sociais e com a cultura não seria diferente, porque nós entendemos que a cultura, principalmente a popular, é um instrumento de transformação social, disse o prefeito da cidade de João Pessoa, Luciano Agra.
O homenageado da noite, o poeta Oliveira de Panelas, disse que a sensação de estar presente e ser homenageado no São João de João Pessoa é uma maneira carinhosa de imortalizar sua obra. Tão grande que é como se eu não fosse morrer mais nunca, brincou o repentista que iniciou sua carreira aos 12 anos de idade a lado de nomes como Josué Rufino e João Vicente.
A última atração da noite foi o professor e poeta popular, Bira Delgado, que na ocasião aproveitou para lançar seu primeiro trabalho, o CD intitulado Na Batida da Canela, que contou o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa. No palco Bira interpretou composições de nomes consagrados do xote e do baião, a exemplo de Maciel Melo, Zé Marcolino, Zé Dantas, Luiz Gonzaga, Xico Bezerra, Braúlio Medeiros, Chico de Pombal e Bebé de Natércio. Me sinto um privilegiado em participar do São João de João Pessoa no meio de nomes importantes de nossa cultura, ressaltou Bira.