- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br -

Representantes do João Pessoa Cidade Criativa Unesco mediam debate virtual

Nesta segunda-feira (29), Dia Mundial do Design Industrial, integrantes do Programa João Pessoa Cidade Criativa Unesco mediarão um debate virtual com a participação de empreendedores. O debate será a partir das 15h e é aberto ao público que tenha interesse em acompanhar as iniciativas empreendedoras. O interessado deve apenas se inscrever por meio do link https://meet.google.com/umi-jemo-xea [1] e interagir.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) terá como representantes a focus point do programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco, Marianne Góes;  o designer Eduardo Barroso e ainda Kleber Barros, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Eles irão se juntar com os representantes de Brasília, Curitiba e Fortaleza, as três cidades brasileiras reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Cidades Criativas do Design.

Este ano, o evento tem como tema ‘O design na vida cotidiana’, reconhecendo, assim, o valor e os benefícios do design nos produtos e serviços que tornam nossa vida mais fácil e eficiente. Desde itens comuns, eletrodomésticos, ferramentas, dispositivos e acessórios, aos sistemas de infraestrutura ou até objetos de artesanato, plataformas e aplicativos digitais, o design se infiltra em nossas vidas e práticas diárias, quer estejamos conscientes disso ou não.

Neste encontro virtual, os representantes de João Pessoa, Brasília, Curitiba e Fortaleza irão discutir assuntos como as ações relacionadas com o incentivo à inovação e ao design previstas para a segunda metade de 2020; quais são as expertises disponíveis em suas cidades que poderiam prestar cooperação técnica em design e quais ações e projetos podem empreender juntos nesse período de pandemia.

“A Capital da Paraíba foi pioneira neste formato virtual com o E-criativa Virtual, logo no início quando o mundo estava impactado pela pandemia da Covid-19, promovendo reuniões e encontros virtuais com intuito de discutir e dar continuidade aos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos”, explicou Marianne Goés.

A dinâmica do debate se dará da seguinte forma: cada cidade responde inicialmente a três perguntas, tendo três minutos para cada uma delas. Poderão participar até três representantes de cada cidade. Na meia hora seguinte, será aberto para perguntas enviadas pelo chat.

Debate – Esta ação corresponde às recomendações da Unesco para que as cidades atuem de modo articulado, sobretudo, neste momento em que o mundo atravessa a pandemia do novo coronavírus.

João Pessoa, apesar de ser Cidade do Artesanato, tem dedicado atenção especial ao design, por saber de seu poder transformador. Por iniciativa do Programa João Pessoa Cidade Criativa do Artesanato, propôs e coordenou a realização do 1º Salão de Design da Paraíba em 2018 e, novamente, em 2019 (embora exista na Paraíba o ensino superior de design industrial desde a década de setenta, nenhuma ação nesse sentido havia sido realizada anteriormente).

Este ano, instituiu o Prêmio Criativos 2020, contemplando os sete segmentos da Economia Criativa definidos pela Unesco. O compromisso de João Pessoa com a cooperação entre cidades, pactuado com a Unesco, também foi demonstrado com a proposta de criação do E-criativa, em 2018, e com sua versão virtual em 2020.

Serviço:

Debate virtual no Dia Mundial do Design Industrial

Tema: O design na vida cotidiana

Segunda-feira (29)

Hora: A partir das 15h

Inscrição gratuita

Link: https://meet.google.com/umi-jemo-xea [1]

[2]