- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br -

Salão de Gastronomia prossegue com atividades na Feira Internacional de Economia Criativa da Capital

[1]As atividades do Salão da Gastronomia, que acontece dentro da 1ª Feira Internacional de Economia Criativa de João Pessoa, prosseguem nesta quinta-feira (22), a partir das 16h, com o cooking show com o chef Eduardo Araújo Souza Leão do Belém do Pará.

Uma mesa redonda intitulada “Gastronomia Criativa”, também acontece na Estação das Artes, às 19h. A mesa será coordenada pelo chef Onildo Rocha da Casa Roccia, o chef Fernando J. Giust de Florianopólis, a professora e chef Yara Roberts de Paraty (RJ) e o chef Eduardo Araújo (PA).

A professora e chef, Yara Castro Roberts, fará um cooking show também nesta quinta-feira (22), chamado Paraty no Prato. Para esse cooking ela vai preparar um peixe corvina ou sororoca, com farinha de mandioca, camarão sete borba, na folha de bananeira.

[2]As atividades do Salão da Gastronomia da Feira Internacional de Economia Criativa se encerram na sexta-feira (23), com a feira de produtos orgânicos que acontecerá no Busto de Tamandaré, divisa das praias de Cabo Branco e Tambaú. As 16h, acontecerá o último cooking show com o chef Fernando Giust de Floriapólis (SC). No Salão, o visitante poderá encontrar produtos que são servidos em grandes restaurantes em formato menores, mas com a mesma riqueza de sabor.

Na última quarta-feira (21), o Salão de Gastronomia recebeu os chefes do Restaurante Mangai, Fazenda Mangai, Anita, Restaurante Roccia, Taberna, Estaleiro e da Agricultura Familiar.

Ontem (21), o “Cumpadre João”, como é mais conhecido, preparou o famoso “Baião de Dois com frutos do mar”. “Uma das práticas mais prazerosas da vida é cozinhar para alguém”, disse João que veio acompanhado de um trio de forró para deixar o ambiente mais animado. Além disso, também aconteceu a mesa redonda de gastronomia, design, saberes e sabores da Paraíba que foi coordenada pelo coordenador geral do evento, Eduardo Barroso, Maíra Cordeiro (UFPB), Onildo Rocha (Casa Roccia) e Maria Auxiliadora Borba da UFPB.

A coordenadora do Salão de Gastronomia, Marizete Fernandes, comentou que a proposta deste salão foi trazer experiências novas que são desenvolvidas pelos bares e restaurantes que forma singular, por exemplo, os doces de nossa casa. “Trazer o fazer da cozinha francesa, com o gênero de nossos materiais, com toque de nosso arroz da terra”, contou Marizete Fernandes que junto com uma equipe de professores de gastronomia, empresários do ramo e chefs cuidaram de toda a logística do Salão.

[1]Feira Internacional de Economia Criativa – É uma das atividades do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco. A iniciativa da atividade é do Sebrae Paraíba, com apoio do Sebrae Nacional e Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), IFPB, UFPB, Unipê e outras instituições parceiras. Contará com cinco salões: Gastronomia, Música, Design, Artesanato e Cinema, além de um Simpósio de Agricultura Familiar e um Festival de Arte Urbana. As oficinas, workshops, shows musicais, mesas redondas, exibição de filmes nacionais e estrangeiros estarão acontecendo no local. A Feira irá mostrar produtos e serviços de qualidade nos segmentos definidos pela Unesco, em especial o artesanato, cinema, música e gastronomia.

Economia criativa – É um conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico, buscando estabelecer uma relação entre a tecnologia, a inovação, cultura, criatividade e sustentabilidade. E é com este intuito, que a Feira irá discutir o tema, e apresentar novas alternativas do setor envolvendo as cidades participantes. Diversos países africanos, Portugal, França, México, Equador, Bahamas e Haiti, entre outros países e cidades brasileiras como Belém (PA), Paraty (RJ), Brasília (DF), Santos (SP), Salvador (BA) e Florianópolis (SC), demonstraram interesse em participar e apresentar suas culturas na feira.

Mais informações: https://wp.joaopessoacriativa.com.br/ [3]

 

 

 

[4]