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Sead lança campanha educativa para servidores contra desperdício de recursos

economia (3)A Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançará uma campanha educativa com orientações para todos os servidores com o objetivo de evitar o desperdício de materiais e recursos públicos. Com o tema ‘Não passe da conta!’, a campanha dá dicas de economia sobre consumo de água, energia, uso das impressoras e telefones institucionais.

A campanha será realizada através de panfletos educativos que já começaram a ser distribuídos entre os servidores do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e também aos das demais secretarias externas. De acordo com o secretário de Administração, Roberto Wagner Mariz Queiroga, a campanha deverá contribuir para a economia nos gastos diários que poderiam ser evitados.

“Seguindo estas dicas, os servidores estarão contribuindo para que a Prefeitura gere uma economia muito importante. Evitando o desperdício, consequentemente, teremos mais recursos que poderão ser direcionados para investimentos na cidade, beneficiando assim toda a população. Por isso, focamos em áreas bastante comuns no dia a dia de trabalho do governo municipal, como é, por exemplo, o caso do consumo de água e energia”, afirmou o secretário.

A diretora de Administração Geral da Sead, Gisele Barros, destaca que o desperdício custa caro para o governo municipal e, principalmente, para o contribuinte. “É importante que haja uma conscientização de todos os servidores para esta necessidade de se fazer economia também no ambiente de trabalho, assim como todos buscam fazer em suas casas. É preciso criar este hábito de evitar o desperdício”, disse.

Dicas – A respeito do consumo de energia elétrica, a campanha apresenta uma estimativa de consumo por equipamento, tais como ar-condicionado, impressora, fax, lâmpadas, geladeira, entre outros, e dá dicas de como economizar. “Em órgãos públicos, o desperdício de energia elétrica significa menor produtividade. Desperdício é prejuízo para todos: encarece as despesas dos órgãos, causa sobrecarga no prédio e compromete o bom funcionamento de equipamentos”, diz o texto do panfleto.

Da mesma forma, em relação ao desperdício de água, o panfleto mostra que uma torneira pingando acarreta na perda de 1.380 litros de água por mês. Através de exemplos, a campanha revela que o recurso natural é cada vez mais escasso e, por isso, há esta necessidade de economizá-lo sempre que possível.

O uso inadequado das impressoras e telefones institucionais também é alvo da campanha, que destaca uma série de simples ações diárias que podem gerar a economia. É o que acontece com os telefones que, quando utilizados para ligar para outros números institucionais (entre ramais), basta discar os quatro últimos dígitos. A campanha pede que seja priorizada a realização de ligações para telefones fixos.

No caso das impressoras, é orientado aos servidores só imprimirem o que for necessário e, quando possível, mais de uma página em uma mesma folha. Também é sugerido que se reaproveite o verso das folhas de rascunho para imprimir documentos que ainda não estão na versão final e ler os e-mails sempre na tela do computador.

 

 

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