Hellen Nascimento
Não importa a idade ou a profissão, o importante é se capacitar. Foi com esse pensamento que 51 alunos receberam os certificados dos cursos de capacitação do projeto ‘Computadores para a Inclusão’, realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec), através do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRCJP). A entrega aconteceu na tarde desta quarta-feira (2) na Casa Brasil, bairro do Costa e Silva, e na Casa Pequeno Davi, no Róger.
Neste ciclo foram formadas turmas de Informática Fundamental, Robótica, Suporte e Manutenção e Metareciclagem. Os três primeiros foram realizados na Casa Pequeno Davi, em parceria com a instituição. Já o curso de Metareciclagem teve apoio da Casa Brasil.
De acordo com o educador que ministrou os cursos de Informática Fundamental e Robótica, Celso Padilha, primeiro os alunos tiveram aulas de introdução à Computação para depois terem condições de se aprofundarem em Robótica. “Todo esse conhecimento ofertado aos alunos é de extrema valia. Nossa proposta é realmente ensinar de forma mais aprofundada a manusear os componentes, mexer em placas, a fazer programação e isso é muito útil porque hoje o mercado é carente de conhecimento técnico e, cada vez mais, exige qualificação na área Informática, que é um mercado promissor”, avaliou.
Segundo o estudante Davi Daniel Ferreira de Sousa, 14 anos, os cursos de Informática Fundamental e Robótica vão incrementar e ser um diferencial em seu currículo. “Fiquei sabendo dos cursos da Secitec através de um amigo que disse que eram muito bons e me chamou para fazer também. Gosto muito dessa área e o curso de Robótica foi muito legal. Agora tenho um ponto positivo a mais no meu currículo”, afirmou.
Já para a dona de casa Maria de Fátima Rodrigues Guedes, 54 anos o curso já rendeu bons frutos. “O curso foi uma maravilha para mim. Além de ser dona de casa, faço uns bicos como doméstica e, esse curso veio bem a calhar. Foi tão bom que até já vendi duas esculturas que fiz reutilizando os fios do computador que foi para o descarte. Arte do lixo é um luxo”, comemorou.
Próximas turmas – O coordenador pedagógico do projeto Computadores para Inclusão, Eduardo Paiva, afirmou que um novo ciclo de cursos será ofertado à comunidade neste semestre. As inscrições devem ocorrer até final deste mês. Os interessados devem ficar atentos ao portal da Prefeitura Municipal de João Pessoa (www.joaopessoa.pb.gov.br [1]) ou procurar se informar na Secitec, que fica no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. A secretaria funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, e atende no número 3214-3424.
CRCJP – O Centro de Recondicionamento de Computadores de João Pessoa é um projeto desenvolvido em parceria com o Ministério das Comunicações e que integra o programa Computadores para a Inclusão. Além da oferta de cursos, o projeto prevê a recuperação de computadores que seriam destinados ao descarte. Com isso, além de promover inclusão digital, um novo ciclo de uso para os equipamentos é iniciado, colaborando para a diminuição do lixo eletrônico.
Casa Brasil – É um projeto que busca aliar o acesso às novas tecnologias com a cultura, arte e a cidadania. Este é desenvolvido em um espaço comunitário e gratuito, que funciona como um centro de aperfeiçoamento tecnológico, entretenimento, articulação comunitária e participação popular. O centro está localizado no bairro do Costa e Silva, atendendo a esta região e bairros circunvizinhos.