[1]Com o propósito de discutir questões, processos e planejamentos de saúde pertencentes à Comissão Intergestores Regional (CIR) da 1ª Região, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sediou o encontro mensal com gestores das Secretarias de Saúde do núcleo Mata Atlântica. Na ocasião, a secretária de Saúde de João Pessoa, Mônica Rocha, foi eleita por unanimidade como presidente da CIR.
A reunião aconteceu no auditório da Diretora de Atenção à Saúde (DAS), nesta terça-feira (09), e contou com participação dos gestores das 14 cidades que compõem a 1ª Região: João Pessoa, Alhandra, Bayeux, Caaporã, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Pitimbu, Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado.
Durante a reunião, além da eleição para presidente, também houve eleição para suplentes e secretário da Comissão Intergestores Mata Atlântica. Como suplentes, os eleitos foram os secretários de Saúde do Município de Sapé, Geminiano Limeira, e de Santa Rita, Alysson Gomes. Para o cargo de secretária executiva foi indicada a enfermeira Nelma da Costa Sales, que trabalha com planejamento nos municípios do Conde e João Pessoa.
No encontro mensal ainda foram apresentados os planos de ações para o enfrentamento de óbitos maternos evitáveis, plano regional de rede de atenção a doenças crônicas, com linhas de cuidados de obesidade, planejamento macrorregional de educação permanente e o projeto de capacitação de conselheiros, que será realizado pelo Ministério da Saúde.
[2]
Além dos gestores de saúde, participaram da reunião, representantes do Instituto Solidariedade, do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor) e do Departamento de Educação Permanente do Ministério da Saúde.
CIR – As Comissões Intergestores Regionais (CIR) têm caráter consultivo e deliberativo, sendo fóruns privilegiados para a negociação, pactuação, planejamento e avaliação da Gestão das Políticas de Saúde no Estado entre as Secretarias Municipais de Saúde, através de seus gestores. A Paraíba possui 16 Comissões Intergestores Regionais divididas por macrorregiões.
“Atualmente, a primeira região de saúde se encontra numa conjuntura privilegiada, tendo em vista que é a única região do Estado que já construiu e está monitorando um plano regional de todas as redes como: Rede Cegonha, de urgência e emergência, psicossocial, da pessoa com deficiência e agora estamos trabalhando na linha de cuidado de doenças crônicas”, destacou a secretaria Executiva da CIR, Nelma Costa.
As Comissões Intergestores Regionais têm como função atualizar e acompanhar a Programação Pactuada e Integrada (PPI) de atenção à saúde; desenhar o processo regulatório com definição de fluxos e protocolos; estimular estratégias de qualificação do controle social; apoiar o processo de planejamento local; constituir um processo dinâmico de avaliação e monitoramento regional e instituir um processo dinâmico de planejamento regional.