- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br -

Semam promove ação com estudantes em parceria com SOS Rio Cuiá

[1]Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com educadores da organização não governamental SOS Rio Cuiá, promoveram na manhã desta  segunda-feira (16), uma trilha com ações de Educação Ambiental para aproximadamente 60 estudantes da Escola Estadual Cônego Francisco Lima.

A trilha foi feita numa área verde, anexa à sede da SOS Rio Cuiá, no bairro do Cuiá, entre as ruas Praia de Jacumã e Praia do Bessa. Durante o percurso os técnicos falaram sobre a importância da preservação das áreas verdes, em como elas contribuem para a qualidade de vida da população, preservando a rede de água, diminuindo a temperatura dos ambientes, além de contribuírem com a beleza da paisagem da cidade, oferecendo conforto ambiental.

Para o secretário adjunto de Meio Ambiente, Djalma Castro, “essa ação está relacionada a uma série de atividades que estamos fazendo essa semana e que vão culminar com o Dia da Árvore, 21 de setembro, no próximo sábado, quando vamos distribuir mudas e fazer plantio pela cidade de João Pessoa”, concluiu.

O engenheiro florestal Yuri Araújo, diretor da Diretoria de Estudos e Pesquisa (Diep) da Semam, esclareceu que as ações com estudantes são extremamente importantes. “Quando saímos das salas de aula e vamos para o campo, as informações são assimiladas com mais força. Isso sem falar que é muito mais divertido aprender em contato com a natureza, ao ar livre”, concluiu.

No próximo sábado, 21 de setembro, Dia da Árvore, toda a equipe da Semam estará em campo, promovendo plantio pela cidade e distribuindo mudas de árvores, produzidas pelo Viveiro Municipal de Plantas Nativas.

Plantio urbano – Este ano a Semam deve plantar e distribuir 45 mil mudas de árvores nativas. Em 2018, foram plantadas 40 mil mudas. Em 2017, a Semam promoveu o plantio de 53.760 mudas de árvores nativas em áreas de mata ciliar (perto dos rios), parques e áreas de proteção permanente, praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas, Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) e condomínios. No período 2013 a 2016, foram plantadas 123.427 mil mudas.

 

 

 

 

 

[2]