- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br -

Semam realiza limpeza de coqueiros da orla de João Pessoa

[1]Mais de 200 coqueiros, na orla do Cabo Branco, foram limpos pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), nesta última semana de junho.

O trabalho foi feito por quatro podadores, treinados para escalar os coqueiros e retirar os frutos secos, que corriam risco de queda. As palhas secas também foram retiradas e recolhidas pelas equipes da Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), já que essas palhas não podem ser trituradas e usadas como composto orgânico, como é feito com todo o resto de poda recolhido pelas equipes da Poda Programada. O trabalho foi acompanhado pelos técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam.

O engenheiro agrônomo da Semam, Anderson Fontes, destacou que “a limpeza dos coqueiros também contribui para o fortalecimento da planta, que cresce com mais vigor e se mantém saudável. Essa ação também é necessária para evitar a queda dos frutos, que podem provocar acidentes”, concluiu.

Plantas- Os coqueiros são de origem asiática e foram introduzidos no Brasil por volta de 1553. Estão presentes nos 24 quilômetros de orla de João Pessoa, bem como em todo o Litoral brasileiro. Seu fruto é rico em vitaminas e minerais essenciais e a água funciona como um hidratante, repondo eletrólitos perdidos no suor, durante a prática de exercícios.  A água de coco também é eficaz na desidratação por diarreia e vômicos e pode amenizar os enjoos de quem faz quimioterapia.

[2]