De 11 a 16 de outubro, as escolas municipais e os Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) estarão desenvolvendo diversas atividades pedagógicas relacionadas com a Semana Mundial da Alimentação. O tema deste ano – determinado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) é ‘Alcançar a Segurança Alimentar em Época de Crise’.
Segundo a coordenadora da Alimentação Escolar, Simone leite, os 50 supervisores escolares da Secretaria da Educação (Sedec), que são monitorados e capacitados pela coordenação e por nutricionistas, visitaram cada escola e lançaram a proposta, sendo que a forma de aplicação é livre.
A coordenação pedagógica de cada escola e cada Crei tem o direito de desenvolver a metodologia do tema da forma que achar conveniente no ambiente escolar. Mas demos algumas sugestões de atividades, como teatro, cartazes, palestras, oficinas, apresentação de filmes, gincanas e poesias, enfatizou Simone.
Ela acrescentou que a FAO pretende com esta ação, estimular uma reflexão a respeito do quadro atual da insegurança alimentar mundial, por isso, segundo ela, o mundo inteiro estará acontecendo alguma atividade para essa conscientização.
Nada melhor e mais eficiente do que educarmos as crianças sobre a alimentação, pois como naturalmente são multiplicadoras de informações, os próprios pais serão tocados pela forma que o filho está valorizando a vida e o bem estar, disse a coordenadora alimentar da Sedec.