Começaram as inscrições para quem deseja participar da Caminhadas na Natureza que faz parte do calendário nacional do circuito Anda Brasil e será realizada no próximo sábado, dia 5 de setembro, em João Pessoa. Os interessados podem fazer a inscrição gratuitamente, enviando uma correspondência eletrônica (email) para a Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). O endereço é setur@joaopessoa.pb.gov.br.
Quem desejar ir pessoalmente até a Setur deve se dirigir ao Parquen Solon de Lucena, número 216, no Centro. Outra opção é fazer a inscrição no dia da caminhada, no Sesc-Gravatá, no Valentina Figueiredo. Os que se inscreverem antecipadamente até a sexta-feira (4) irão ganhar uma camiseta, desde que a use na hora da atividade.
Esse ano, a caminhada está sendo organizada pela Associação Anda Brasil em conjunto com as Secretarias de Turismo (Setur) e da Saúde (SMS) de João Pessoa, através do projeto Vida Saudável, que estimula a prática de atividades físicas. O percurso será de 10 km pelo Vale do Gramame, com saída às 8h, do Sesc Gravatá.
Para o secretário de Turismo de João Pessoa, Elzário Junior, além de estimular a prática de atividades físicas, os novos roteiros são mais um atrativo turístico que a cidade oferece. Ele explica que a caminhada é realizada na zona rural de João Pessoa. O turismo na Capital não está resumido a sol e mar, também temos muita história e áreas verdes que podem ser potencializadas, comenta.
O Vale do Gramame é formado pelas comunidades Mituaçu, Gramame e Engenho Velho. A prática dessas caminhadas e sua divulgação podem consolidar um produto turístico marcado pela tipicidade, proporcionando a concretização da marca no mercado interno e a inserção efetiva do destino no cenário turístico nacional.
As caminhadas – As ‘Caminhadas da Natureza’ são marchas populares realizadas mundialmente pela Federação Internacional de Esportes Populares. No Brasil, elas são organizadas pela ONG Anda Brasil e, em João Pessoa, o evento acontece pelo terceiro ano consecutivo, com a participação da Secretaria de Turismo do Município (Setur) e da Escola Viva Olho do Tempo (Evot).
As trilhas são em formato circular com percurso de 10 quilômetros, com sinalização oficial internacional e não têm caráter competitivo. Ao final do percurso o participante recebe um certificado de participação no circuito.
Ao longo da caminhada, os participantes conhecerão paisagens características do meio rural, como os rios e a vegetação, especialmente os fragmentos de Mata Atlântica. Artesanato, música e gastronomia também serão apresentados durante um almoço típico servido aos que optarem por isso. Os agricultores vão disponibilizar parte da produção orgânica local para comercialização no início e término da caminhada.