A cantora e compositora carioca Fernanda Abreu faz show nesta segunda-feira (8) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A apresentação vai acontecer a partir das 21h, no palco montado no Ponto de Cem Réis, Centro. Na oportunidade, o público vai poder conferir grandes sucessos da musa e uma das ex-vocalistas da banda Blitz, como: ‘Você pra Mim’, ‘Garota Sangue Bom’, ‘Brasil É o País do Suingue’, ‘Veneno da Lata’, ‘Kátia Flávia’ e ‘Rio 40 Graus’. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal (PMJP), através da Fundação de Cultura (Funjope).
Fernanda Abreu iniciou a carreira como vocal de apoio na banda Blitz, liderada por Evandro Mesquita e, em 1990, lançou-se em carreira solo com o álbum Sla Radical Dance Disco Club, influenciada pelo Samba, Sambalanço, Disco Music, Rap e Funk carioca, estilo musical que ajudou a popularizar. Em 1992, a Disco Music foi substituída por ritmos mais brasileiros em Sla 2 Be Sample, seu segundo álbum. A faixa carro-chefe do disco foi Jorge da Capadócia, de Jorge Bem Jor, mas foi Rio 40 Graus, canção lançada em seguida, que marcaria a carreira da cantora. Exaltando e ao mesmo tempo criticando sua cidade natal, Fernanda compôs um mosaico dos ‘tipos cariocas’, de sua música, de seus hábitos e preferências. É com essa canção que Fernanda aproximava-se pela primeira vez do Funk, gênero ao qual ficaria bastante associada.
Confirmando o sucesso, em 1995, lança Da Lata, que, sem perder o caráter dançante, abandona um pouco a Dance Music e se concentra mais no Funk-soul e em ritmos brasileiros. São desse álbum as músicas Veneno da Lata, Garota Sangue Bom e Brasil É o País do Suíngue.
Em 1997, lança em seu álbum Raio X, uma coletânea com seus maiores sucessos. Entidade Urbana lançado em 2000, foi seu quarto álbum, onde ela combinou o Sambalanço dos álbuns anteriores com uma necessidade de falar das metrópoles, do universo asfixiante, dinâmico e apaixonante das grandes cidades. Os títulos das canções traduzem a homogeneidade do álbum: Sou da Cidade, São Paulo-SP, Meu CEP É o Seu, Urbano Capital, Megalópole-Cidade. Em 2004 lança,’Na Paz’ e em 2006, Fernanda gravou o CD MTV ao Vivo dando nova roupagem aos seus sucessos solo e fazendo uma releitura de ‘A Dois Passos do Paraíso’, sucesso de 1983 de sua ex-banda, Blitz.
Discografia – Álbuns com a Blitz: As Aventuras da Blitz (1982); Radioatividade (1983) e Blitz 3 (1984).
Álbuns solo Sla Radical Dance Disco Club (1990); Sla 2 Be Sample (1992); Da Lata (1995); Raio X (1997); Entidade Urbana (2000); Na Paz (2004); e MTV ao Vivo (2006).