Os foliões vão tomar conta das ruas do Centro Histórico da Capital, nesta sexta-feira (13), quando acontece a abertura oficial do projeto Folia de Rua. Entre as atrações do palco instalado na Praça Antenor Navarro está a cantora Renata Arruda, com o show Roda de Samba, programado para as 22h. Antes, às 20h30, a cantora Regina Brown anima a multidão, com muito samba e frevo, acompanhada pela orquestra oficial do evento, a ser lançada na ocasião. O grupo também volta no final da noite para animar a multidão com mais ritmos carnavalescos. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).
A abertura do projeto também conta com as já tradicionais concentrações e saídas dos blocos Anjo Azul (Beco da Faculdade de Direito), Bloco do Pinguim (Pavilhão do Chá), Picolé de Manga (Posto Tropicana), Folia Cidadã (Porto do Capim) e Confete e Serpentina (Basílica Nossa Senhora das Neves).
O show de Regina Brown, que inicia a programação da noite na Antenor Navarro, tem um repertório especial com frevos de importantes nomes da música, a exemplo de Amelinha, Fuba e Renata Arruda, além dos sambas e hinos dos blocos Muriçocas e Virgens de Tambaú.
Roda de Samba Renata Arruda, que desde muito jovem teve contato com o samba, traz em seu repertório sucessos novos e antigos do gênero, em uma mistura de alegria e descontração. Para ela, cantar afasta a tristeza, faz bem pra alma. Tudo isso, na roda de samba, acaba sendo uma grande festa, com músicas conhecidas, cantadas pelo público, deixando a vida das poesias populares do samba falar mais alto.
Sobre o projeto, a cantora revela que se sente gratificada. Fico muito contente em fazer o show de abertura do Folia de Rua. É um projeto cultural que já faz parte da minha vida há muito tempo e espalha alegria com as prévias dos blocos carnavalescos, levando a folia para as ruas da cidade de maneira bastante democrática. Sempre que participo, é muito gratificante pra mim como artista. Que bom que chegou a hora de mostrar o show Roda de Samba para o público da minha cidade, em um local aberto, destacou.
A banda que vai acompanhar a artista neste show é formada pelos músicos Alisson (tam-tam), Carlos Moura (pandeiro), Carlinhos (conga), Fábio (caixa), Max (surdo), Poty Júnior (cavaco), Letinho (violão), Adriano (contrabaixo), além de Karla Lucena, Ariadne Lima e Geno Costa (vocais).
Lançamento A Orquestra Oficial do Folia de Rua fará seu lançamento oficial na ocasião, acompanhando a cantora Regina Brown. Depois, o grupo se apresenta logo após o show de Renata Arruda. São três saxofones, três trompetes, dois trombones, duas percussões, além de baixo, teclado, guitarra e bateria e os vocais ficam por conta de Paulo Brasil (Paulão) e Poliana Resende.
O repertório da orquestra é composto basicamente por frevos tradicionais, a exemplo de Roda e avisa, Voltei Recife, Chego já e Bicho Maluco Beleza. O público vai ouvir ainda Oh! Bela e Trombone de prata, do maestro Capiba. O grupo apresentará ainda hinos dos principais blocos do Folia de Rua.
Folia de Rua É o projeto cultural que vai movimentar a Capital diariamente, até o dia 21 deste mês. Ao todo, desfilam 31 blocos filiados e mais outros 40 convidados. Os pólos se concentram nos seguintes locais: Vila Folia (Avenida Epitácio Pessoa, no trecho localizado entre a Avenida Tito Silva, no bairro do Miramar, até o Busto de Tamandaré, em Tambaú); Centro Histórico e diversos bairros da cidade.
O Folia de Rua está completando 23 anos de existência, estimulando a interação e a produção em diversos segmentos artísticos. Durante as prévias carnavalescas, colore as principais avenidas e enche de alegria e frevo as esquinas da Capital. A iniciativa ainda fortalece as tradições populares nordestinas, além de ressaltar o potencial turístico e cultural da cidade. Mais informações pelos telefones 8888-1021 e 8813-7686.