[1]A penúltima noite do ‘São João pra Valer’ será animada por Sirano e Sirino, Genival Lacerda e as meninas do Clã Brasil. Eles serão os responsáveis pela grande festa no palco principal, localizado no Ponto de Cem Réis. A festa desta sexta-feira (28) ainda conta com a apresentação do Toré dos Índios da Baía da Traição, dentro da programação da cultura popular.
O primeiro a subir ao palco principal nesta noite é o cantor paraibano Genival Lacerda. Natural de Campina Grande. Seus principais sucessos são Severina Xique Xique, De quem é esse jegue? e Radinho de Pilha. Sua carreira começou na Região Nordeste e ao longo dela gravou 70 discos. O mais recente gravado em 2012 é intitulado de ‘Canta Luiz Gonzaga’. Ainda entre seus CDs de sucesso estão ‘60 Anos de Forró com muita alegria’, ‘Se Não Fosse O Forró’, ‘Maristela’, ‘Ao Vivo No Parque Do Povo Em Campina Grande’, ‘Genival Lacerda ao vivo’ e ‘Tributo a Jackson do Pandeiro’.
Logo em seguida, o Clã Brasil promete tocar muito forró e embalar os casais que estiverem presentes no Ponto de Cem Réis. De realidade cristalina, as meninas que formam esse núcleo de construção musical são ao mesmo tempo doces, amorosas e guerreiras. Nas músicas, sempre a defesa inegociável das legítimas tradições estéticas oriundas de mestres como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Antônio Barros, Jacinto Silva, Gordurinha e Elino Julião.
A noite da véspera do São Pedro será encerrada por Sirano e Sirino que são conhecidos por sempre atraírem verdadeiras multidões
[2]aos seus shows. Com dezoito CDs gravados, Sirano começou sua carreira no Ceará, sua terra natal, aos sete anos de idade. Aos onze já tocava sanfona com seu pai e irmãos. Em 1979, montou sua primeira banda que o levou a ser convidado a percorrer o Nordeste com o cantor Messias Holanda, em 1981, a exemplo de Luiz Gonzaga, que criou seu estilo próprio, cantando o nordeste, suas cidades, modo de vida, secas, pássaros, etc. Sirano também criou seu estilo de forró onde relata principalmente as brincadeiras, vaquejadas, às “cornagens” e o dia-a-dia humorístico do nordestino.
‘São João Pra Valer’ – Com investimentos de R$ 2,7 milhões a festa que é promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), conta com apoio do Governo Federal, Caixa e Banco do Nordeste. Além da tradicional festa no Centro da cidade, as comemorações estão sendo realizadas em polos descentralizados. A programação inclui ainda cultura popular, Festival de Quadrilhas e a Vila Gastronômica.
Homenageados – Os homenageados desta edição são Antônio Barros e Cecéu, cuja trajetória artística conta com mais de 700 gravações e 150 clássicos no repertório. Parceiros desde 1971, os artistas alcançaram popularidade no Brasil, com canções que fazem parte do acervo de músicas autorais da dupla e gravadas por expressivos nomes da MPB como Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Dominguinhos, Gilberto Gil, Alcione, Ivete Sangalo, Fagner, Gal Costa, MPB-4 e os saudosos Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marinês, e no Exterior, com músicas gravadas na Itália, Espanha, Portugal e Israel.
Confira a programação completa no site da PMJP ou através do link: http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/funjope/sao-joao-2013/ [3]