A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da sua Secretaria de Saúde (SMS), realiza neste sábado (12) mais uma ação educativa de combate ao mosquito da dengue. O trabalho será coordenado pela equipe do Distrito Sanitário II, na Unidade de Saúde da Família (USF) do João Paulo II, localizada na Rua Professora Maria Helena da Silva Rocha, n° 21, das 8h às 16h.
Durante todo o dia a equipe de Saúde da Família fará palestras sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, esclarecimentos sobre os cuidados em caso de suspeita de dengue, orientação quanto ao fluxo e serviços de referência oferecidos pelo município, além de atividades de educação ambiental e vistoria de profissionais qualificados nos terrenos baldios e ruas onde possam existir larvas do mosquito. A criação do mosquito pode ser evitada com o simples cuidado de não deixar água parada, explica Géssica Valentim, assistente social do Distrito Sanitário II.
A ação educativa é realizada em parceria com o Centro de Controle de Zoonozes do Município, a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e moradores do bairro João Paulo II.
Ações Diversas ações educativas de combate à dengue estão sendo realizadas nos distritos sanitários pela Prefeitura de João Pessoa. Na manhã desta sexta-feira (11), por exemplo, a Secretaria de Saúde promoveu um arrastão saindo da Unidade Saúde da Família dos Bancários, que convocou a comunidade a cuidar de seus domicílios e evitar a proliferação do mosquito. Hoje, os Bancários é um dos bairros de nossa Capital com maior número de notificações de casos suspeitos de dengue. Já existe uma programação pronta para iniciar o carro fumacê nesse bairro e no Bessa, informou Talita Tavares, diretora da Vigilância à Saúde da SMS.
Durante o período de festejo de momo, foi realizado o Carnaval Educativo, organizado pelo grupo de pessoas idosas das equipes do território do José Américo. O evento teve como um dos temas o combate ao mosquito da dengue, representado pelo estandarte Todos Contra a Dengue.
Na oportunidade foi trabalhado o tema da campanha municipal Não deixe água parada e a do Ministério da Saúde Se agirmos podemos evitar a dengue. Toda comunidade participou, distribuímos material educativo e trabalhamos a identificação dos sinais e sintomas iniciais da doença, ressaltando sempre a importância de procurar a Unidade Saúde da Família quando o morador apresentar febre, cefaléia, dor muscular e outros sintomas, alertou a diretora da Vigilância à Saúde.
Notificações – A diretoria de Vigilância à Saúde já contabilizou 27 notificações nos Bancários e 29 casos em Mangabeira. Ao calcularmos a incidência os Bancários e este, por ter um quantitativo populacional menor que Mangabeira, se apresenta com maior incidência entre os bairros da capital. Trabalhamos com a intensificação de todas as ações através do monitoramento semanal destas informações, que é feito pelo núcleo de epidemiologia do município, afirmou Talita.