A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará ponto extra de vacinação contra o sarampo neste sábado (16). Pessoas de até 49 anos poderão se vacinar no Busto de Tamandaré, das 17h às 21h. Desde o aparecimento do primeiro caso suspeito da doença, mais de 68 mil pessoas foram imunizadas na capital. Hoje, em João Pessoa, 39 casos foram confirmados e aproximadamente 50 estão em investigação. Nesta segunda-feira (18) a Operação B3 voltará as ruas da Capital.
A operação B3 é uma parceria da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros. Nós temos ainda apóio da Secretaria de Educação e parceria de estudantes de enfermagem de duas faculdades. Estamos visitando as ruas, batendo nas portas para vacinar as pessoas. Tudo isso faz parte de uma estratégia traçada conjuntamente com o Ministério da Saúde, comentou Júlia Vaz, diretora de Vigilância à Saúde da SMS.
De acordo com Júlia Vaz, 65.432 pessoas foram vacinadas em unidades de saúde da família, nos postos extras da campanha ou durante o bloqueio (vacinação realizada em pessoas que tiveram contato com pacientes com suspeita da doença) e durante a Operação B3 foram imunizadas 2.769 pessoas, em dois dias de operação.
Quem pode se vacinar contra o Sarampo?
Pessoas de seis meses a 49 anos.
Onde as pessoas podem se vacinar?
Busto de Tamandaré – Sábado dia 16 de outubro- das 17h ás 21h
-Todas as Unidades de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 14h às 17h
Agenda de vacinação já programada para a próxima semana
Segunda-feira 20 Ruas na área do Bessa
– Mandacaru e Róger
Terça-feira Mandacaru e Róger
O que é o sarampo?
Sarampo é uma doença causada por vírus, que pode ser transmitida por secreção respiratória como espirro ou tosse, que pode começar com febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, corisa, tosse e olhos ardendo (conjuntivite). As mancham geralmente duram de 4 a 7 dias, não coçam e aparecem aproximadamente 14 dias após a exposição ao vírus. A pessoa que está com sarampo pode contagiar outra pessoa por pelo menos 4 dias antes ou depois do aparecimento da doença.
Informações, dúvidas e notificações de casos podem ser feitas através dos telefones 0800 282 7959 ou 8844-4779.