[1]A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) prossegue o serviço de implantação e revitalização de faixas de travessia de pedestres nas principais vias da Capital. O objetivo da ação é melhorar esse tipo de sinalização, tornando-a mais visível aos motoristas e segura para a passagem de pedestres.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a sinalização horizontal, que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas pintadas sobre o pavimento das vias, tem a função de organizar o fluxo de veículos e pedestres. No caso da faixa de travessia de pedestre, a marcação é feita na cor branca.
Esta semana os bairros do Cristo Redentor, Mangabeira, Alto do Mateus, Jardim Treze de Maio, Cruz das Armas, Jaguaribe e Mandacaru foram contemplados com implantação de novas faixas e pinturas das que já estavam gastas pela ação do tempo e dos veículos. As pinturas das faixas são realizadas com material termoplástico e acrílico, que tem alta resistência ao calor e aos raios ultravioleta, com duração em média de seis meses a um ano.
Segundo o gerente da Divisão de Sistema Viário (DSV) da STTrans, Sanderson Cesário, o tempo de pintura das faixas é determinado pelo fluxo de veículos que passa na via. “Nas avenidas com grande fluxo de veículos como a Avenida Josefa Taveira e Cruz das Armas, por exemplo, nossa equipe faz a manutenção permanente sempre quando existe a ineficiência da pintura no local” afirmou o gerente.
Neste ano, já foram implantadas 78 e revitalizadas 800, totalizando 878 faixas de pedestre. A cidade conta com mais de 1.200 faixas de pedestres.
As solicitações dos moradores para implantação ou revitalização de faixas de
[2]pedestre em uma via são recebidas pela STTrans por meio de ofício ou telefone. Esses pedidos são repassados para a Assessoria de Planejamento do órgão, que faz estudo técnico no local e verifica a possibilidade da implantação da sinalização.
A maioria dos pedidos feitos pela população para implantar faixas de travessia de pedestre é em locais próximos a escolas e igrejas, onde existe um grande fluxo de pedestre transitando. Mário César Paulino, morador de Cruz das Armas, solicitou à STTrans, via ofício, a pintura de uma faixa de pedestre próximo a Escola Frei Martinho, na Avenida Centenário, naquele bairro. Mário Paulino ficou satisfeito por ter sido atendido em seu pleito. “Fico muito contente com a implantação da faixa e espero que os motoristas e os moradores se conscientizem do uso correto da sinalização”, ressaltou.
A STTrans tem um serviço de ligação gratuita que atende informações e solicitações. O número da Central de Informações (Cerin) da STTrans é 0800-281-1518.