Os bonecos Linda, Verde, Clara e o Guarda de Trânsito, que integram o grupo de teatro Orgulhos de João Pessoa da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), estão invadindo as praças da cidade para levar às crianças e aos seus responsáveis lições sobre o trânsito. O objetivo das apresentações é orientar esse público sobre procedimentos seguros no trânsito e no transporte no período de férias.
Nesta sexta-feira (23), a partir das 18h, o teatro faz uma apresentação na Praça da Paz, no Bairro do Bancários. Neste sábado (24), a encenação ocorrerá na praça de alimentação da Feirinha de Tambaú, contando ainda com ações educativas na faixa de pedestre, que será realizada por educadores de trânsito.
Na quinta-feira (22), o grupo Orgulhos de João Pessoa fez uma apresentação na Praça Bela, que fica localizada no bairro Funcionários II. Cerca de 150 pessoas assistiram a encenação, que chama a atenção para os cuidados a serem adotados com o trânsito para evitar acidentes. Outro aspecto abordado é a questão do uso da faixa de pedestre e a sua importância para garantir a segurança durante a travessia das vias.
Segundo a gerente de Educação para o Trânsito, Erenilda Queiroz, o texto da exibição teatral será adaptado às vivências das férias, para ensinar as crianças a ir e vir com mais segurança na hora do lazer. É importante que a meninada e os pais se percebam como atores na promoção da cultura da paz e da segurança no trânsito e no transporte coletivo, explicou.
Para a superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto, o teatro de bonecos é um elemento a mais no processo de educação, principalmente das crianças. Nós contamos com esse tipo de recurso de cunho lúdico-educativo para chegar mais perto da população, principalmente das crianças, e assim sensibilizá-las da necessidade de adotar posturas responsáveis em relação ao trânsito e aos transportes. Além disso, eles serão os nossos futuros condutores e chegarão às ruas com noções de seus direitos e deveres no trânsito, comentou.
O grupo que manuseia os fantoches é formado pelos educadores e conta com a participação de agentes de trânsito e fiscais de transporte, que ajudaram na elaboração dos textos e na montagem da estrutura do palco para as apresentações. Os nomes dos bonecos fazem alusão a três orgulhos de Capital paraibana, que são: a mata (Verde), as belezas naturais (Linda) e o sol (Clara).