Técnicos da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur) de João Pessoa participaram do 11º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS), que encerra suas atividades nesta sexta-feira (14). Na apresentação, os representantes da gestão municipal falaram sobre a criação do aterro sanitário metropolitano da Capital e das ações ambientais da Autarquia, como a coleta seletiva.
A cidade de João Pessoa, pois fim ao lixão no ano de 2003, criando simultaneamente o Aterro Sanitário Metropolitano. Hoje, a cidade conta com a coleta domiciliar que atende a toda a Capital, inclusive áreas de difícil acesso, e ainda com cinco galpões de Coleta Seletiva que atende aos catadores de materiais recicláveis, chegando a aproximadamente 5% de resíduos reciclados na Capital.
João Pessoa é considera a Capital mais limpa do Nordeste, de acordo com o Índica de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (Islu), de 2017, relatório organizado pela PWC Brasil e pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selur). Foram avaliados 98 municípios com até 800 mil habitantes de todo o Brasil e João Pessoa ficou a frente de capitais como Salvador, Fortaleza e Recife.
Durante a tarde, o Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS) será encerrado com a irreverência e animação do grupo Baticumlata, formado por servidores da Emlur.