Uma festa para a interação de usuários, familiares e funcionários. Essa á a intenção de comemorar o São João no CAPS Infanto Juvenil Cirandar. O festejo aconteceu na sede do CAPS, na Avenida Gouveia Nóbrega, no Roger, nesta segunda-feira (15). Aproximadamente 60 usuários e familiares participaram da comemoração.
De acordo com a diretora do CAPS, Mariana Monteiro Leitão, sempre que há um evento como este existe o melhoramento no tratamento do usuário. O convívio e a interação com as outras pessoas, que apresentem ou não problemas semelhantes ao seu, sempre melhora o estado de saúde, comentou.
Durante toda a tarde os usuários participaram de quadrilhas juninas, apresentações teatrais e brincadeiras tipicamente juninas. Segundo Maria de Fátima Nunes, avó de dois usuários, depois que seus netos passaram a freqüentar o CAPS o comportamento melhorou muito. Desde que a mãe deles morreu repentinamente eles ficaram com alguns problemas. Eles terem este atendimento é uma benção, pois o comportamento deles melhorou muito. Quando tem uma festa então, é melhor ainda, porque as famílias convivem umas com as outras, comentou.
Ana Pereira, mãe de João Paulo, de 13 anos, disse que desde que o filho começou a participar das atividades no CAPS melhorou o comportamento e parece ser outra pessoa. Ele nunca mais teve crise convulsiva e não está tão agitado por causa da esquizofrenia, disse.
A psicóloga Claura Neves Dantas disse que eventos como a festa de São João ajudam as famílias a verem que outras pessoas têm problemas semelhantes. Também temos ajuda para as famílias, porque é muito difícil o convívio familiar com pessoas que têm algum tipo de problema, disse.