Dança na Escola exibe Mandrágora para 200 alunos de escolas municipais
O projeto Dança na Escola, executado pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realizou durante toda a tarde desta sexta-feira (31) duas sessões especiais, às 15h e às 17h, no Teatro Santa Roza, com apresentação do espetáculo Mandrágora, da Escola Fazendo Arte-Teatro e Dança. Na ocasião, participaram 200 alunos das escolas da rede municipal de ensino.
O Dança na Escola está completando dez anos de atividades na rede municipal de ensino, e busca manter o objetivo inicial de utilizar o dança como meio educativo, resgatando as culturas popular e erudita para dentro das salas de aula. Atualmente, o projeto é aplicado em 52 escolas da rede, envolvendo 1.200 alunos e 48 professores com formação específica.
Após a apresentação do espetáculo, os alunos presente participaram de um momento de troca de conhecimentos sobre dança, com os participantes da Escola Fazendo Arte-Teatro e Dança. Momentos como esses são extremamente ricos, pois oportunizam aos alunos a vivência como espectadores críticos e participativos, bem como a aquisição de novos conhecimentos sobre a arte da dança, comentou Joseneide Correa Behar, coordenadora do projeto Dança na Escola.
Para mim é muito valiosa essa oportunidade de assistir a esse espetáculo, porque nele a gente pode observar como é importante a concentração dos dançarinos, saber interpretar e também conhecer mais os estilos de dança e conhecer de perto os artistas, que é muito bom, avaliou Alana Angelino, aluna do 6º ano da Escola Municipal Fenelon Câmara, que fica localizada bairro Ernesto Geisel.
Festival As escolas municipais já se preparam para o maior evento do projeto Dança na Escola, o Festival de Danças Folclóricas. O evento acontece nos dias 17, 18 e 19 de outubro, na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, e reunirá todos os participantes do projeto. O tema deste ano envolve as danças folclóricas da Região Sul.
O momento inovador deste ano será a I Mostra de Brinquedos e Rodas Contadas, que acontece no dia 17, reunindo 480 crianças de 28 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis). Trata-se da segunda participação das crianças no festival, mas o interessante é que será a primeira vez que eles terão um momento só deles, divulgando o lindo trabalho que tem sido realizado nos Creis pelo projeto, explicou Joseneide Behar.