Coordenadoria do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC

Criado em 2007, no segundo mandato do presidente Lula (2007-2010), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país, contribuindo para o seu desenvolvimento acelerado e sustentável.

Pensado como um plano estratégico de resgate do planejamento e de retomada dos investimentos em setores estruturantes do país, o PAC contribuiu de maneira decisiva para o aumento da oferta de empregos e na geração de renda, e elevou o investimento público e privado em obras fundamentais.

Nos seus primeiros quatro anos, o PAC ajudou a dobrar os investimentos públicos brasileiros (de 1,62% do PIB em 2006 para 3,27% em 2010) e ajudou o Brasil a gerar um volume recorde de empregos – 8,2 milhões de postos de trabalho criados no período.

Teve importância fundamental para o país durante a grave crise financeira mundial entre 2008 e 2009, garantindo emprego e renda aos brasileiros, o que por sua vez garantiu a continuidade do consumo de bens e serviços, mantendo ativa a economia e aliviando os efeitos da crise sobre as empresas nacionais.

Em 2011, o PAC entrou na sua segunda fase, com o mesmo pensamento estratégico, aprimorados pelos anos de experiência da fase anterior, mais recursos e mais parcerias com estados e municípios, para a execução de obras estruturantes que possam melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras.

Em João Pessoa, o PAC vem exercendo papel fundamental para o crescimento ordenado da Capital, cujos recursos vêm sendo aplicados nos mais diversos seguimentos, como Educação, Saúde, Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Moradia, Turismo dentre outros setores vitais para uma melhor condição de vida à população.

Função da Coordenadoria

A Coordenadoria do PAC é ligada ao gabinete do prefeito, e tem como função acompanhar a concepção e execução de projetos que utilizem recursos oriundos do Programa. Ela também tem como objetivo informar ao público o capital aplicado na proposta a ser desenvolvida, prazo para o início e conclusão da obra, oferecendo o máximo de transparência para o cidadão.

COMO NOS LOCALIZAR

Centro Administrativo Municipal (CAM)
Rua Diógenes Chianca, nº 1777 – Água Fria – João Pessoa – PB
CEP: 58053-900
Telefone: (83) 3214-4907
Horário de Atendimento: De segunda a sexta, das 08h00 às 14h00