São João Integração reúne cerca de 500 idosos assistidos pela PMJP
Canjica, ciranda, quadrilha e muito forró pé-de-serra executado pelo Grupo de Idosos Cristo Rei, de Mangabeira, animaram a tarde desta quarta-feira (18) de cerca de 500 idosos que participaram do 3º São João Integração, promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através de sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A festa ocorreu no Clube da Pessoa Idosa, localizado no bairro do Altiplano Cabo Branco.
O evento teve como objetivo promover a integração entre os diversos grupos assistidos pela Sedes e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além das pessoas que também não participam de nenhum desses grupos.
A festa faz parte do calendário temático da Sedes e, na ocasião, Maria José Diniz, residente no Alto do Mateus, foi escolhida a Rainha do Milho Idosa. Ela concorreu com outras 17 candidatas que representaram grupos de vários bairros da cidade e foi eleita por um corpo de jurados composto de funcionários da PMJP. Participaram os servidores Charya Advincula, Ana Lúcia Vieira e João Carlos Leão, do Instituto de Previdência Municipal (IPM); Adilton Lira, da Sedes, e o idoso Raimundo Araújo.
A diretora de Assistência Social da Sedes, Francisca Vieira Fernandes, explicou que a Prefeitura de João Pessoa tem buscado através de ações integradas melhorar as condições de vida da população. O São João faz parte de um eixo de ação da Sedes, previsto nas políticas nacionais do idoso e de assistência, assegurando o processo de sociabilidade da pessoa idosa na relação com os familiares e a sociedade de uma forma geral, acrescentou.
Papi O Programa de Atenção a Pessoa Idosa (Papi) atende na Capital cerca de 1.500 idosos a partir de 60 anos, que se encontram em situação de risco social ou interessados em participar de grupos distribuídos pelos bairros.
O Papi direciona suas ações ao respeito e ao resgate da memória da cidadania e do bem estar social do idoso, como sujeito de direitos, independente de sua condição, buscando a melhoria na qualidade de vida. Oferece ainda orientações específicas e encaminhamentos aos serviços sócio-assistenciais do município, bem como mapeamento e diagnóstico dos grupos constituídos, informou a diretora.