Unidade Móvel e Abbey Road no Estação Nordeste, na sexta
O Centro Histórico da Capital paraibana vai se transformar num verdadeiro território do rock, a partir das 21h desta sexta-feira (23), com shows das bandas Unidade Móvel e Abbey Road, essa premiada como a melhor banda cover dos Beatles dos últimos anos pela Cavern Club de Liverpool, na Inglaterra. O Festival Estação Nordeste, já em sua quarta edição, acontece desde 2005, promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).
A banda paraibana Unidade Móvel, a primeira atração da noite, está em atividade desde 2001, com influências diversas dentro do universo do rock e da música popular mundial. Desde o início, a banda tem apresentado composições com letras inteligentes e arranjos considerados de bom gosto. O grupo se exibiu em importantes festivais, a exemplo do Fenart, PB Pop e Estação Nordeste, todos na Paraíba, e ainda Rocknhalls, em Pernambuco e Forcaos no Ceará.
Já com três demos lançados, a banda também está em três coletâneas lançadas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) de João Pessoa, com os finalistas do festival Todas as Tribos nos anos de 2004, 2005 e 2006. A Unidade Móvel também está presente na coletânea Esquina Brasil, lançada numa parceria entre a Associação dos Produtores de Discos do Ceará com o Sebrae.
Atualmente o grupo está em fase de execução do projeto intitulado Em tempo real, que consiste na confecção de seu primeiro CD oficial e de seu site. O projeto conta com o patrocínio da Funjope, através do Fundo Municipal de Cultura (FMC) e tem como produtor o guitarrista Marcelo Macedo, do Peixe Boi Estúdio.
Abbey Road O nome da banda é uma referência ao 12° e penúltimo álbum dos Beatles, Beatles Abbey Road. É considerada uma das melhores bandas cover do grupo formado em Liverpool, que transformou a história da música nos anos 60, movendo fãs do mundo inteiro em torno de uma paixão. Prova disso é a banda Abbey Road, que segue Brasil afora reproduzindo de forma fiel os passos artísticos dos Beatles.
Foi considerada pela Câmara Britânica, com o show Uma noite em Liverpool, um dos bons espetáculos em referência aos Beatles. A Abbey Road divide seu show em três fases: a primeira, usando figurino com terninhos dos tempos do Ed Sullivan Show; a segunda, com o extravagante figurino da capa do disco Sgt. Peppers, e a terceira, já mais hippie, com os cabelos compridos de John, os coletinhos de Paul, os jeans surrados de George e as camisas flower-power de Ringo.
No repertório, músicas como A Hard Days Night, All My Loving, Cant Buy Me Love, Day Tripper, Everybodys Trying To Be My Babe, Hello Goodbye, Magical Mistery Tour e Penny Lane.