Projetos da Prefeitura de João Pessoa auxiliam mães e fortalecem vínculo familiar

Por Hellen Nascimento - em 1745

Especial Mães_Mauricélia_Foto_CornélioLima 113 (38)Amor, carinho, cuidado e dedicação. Quando ouvimos essas palavras, logo pensamos em ‘Mãe’, mas em algumas situações são elas que precisam de apoio e segurança, principalmente em momentos delicados onde uma decisão pode mudar e marcar suas vidas. Sabendo que o Dia das Mães é todo dia é que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) cuida e presta assistência a essas mulheres tão especiais desde a gestação até sua volta ao mercado de trabalho.

A cabeleireira Maricélia da Silva Brito, 32 anos é uma das que sabe o quanto é importante ter com quem contar depois passar por momentos difíceis sem ter com quem deixar o filho recém-nascido para voltar ao mercado de trabalho. “Sou de Campina Grande e não tenho parentes em João Pessoa. Queria trabalhar, mas não tinha com quem deixar meu bebê. Passei necessidade. Mas aí soube que a Prefeitura tinha os Creis, fui lá e matriculei meu filho. Desde então nossa vida mudou. Passei a trabalhar e ter uma condição de vida melhor. Sou muito grata à Prefeitura por oferecer esse serviço. Sem ele não sei como eu iria viver”, confessa.

Ela matriculou o pequeno no Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) ‘Rita Gadelha’ da Secretaria de Educação e crei_denise-4Cultura (Sedec), localizado na comunidade doTimbó. “Muitas vezes eu não tinha o que comer em casa e era no Crei que meu filho se alimentava. “Não tenho palavras para agradecer o que fazem por meu filho. É maravilhoso poder trabalhar sabendo que ele está seguro. Todos os dias quando vou buscá-lo, ele está feliz, limpinho, cheiroso e bem alimentado”, comemora.

Auxílio para quem trabalha – No passado, as mulheres viviam apenas para cuidar da casa e dos filhos, porém, hoje, o mercado de trabalho está dominado por elas. Mas para que possam trabalhar tranquilas, as mães precisam ter a garantia de que irá deixar suas crianças em um lugar seguro e confiável.

É o caso dos Centros de Referência em Educação Infantil (CREIs). Atualmente a PMJP disponibiliza para a população 78 unidades espalhadas pela cidade, onde mais de 10 mil crianças matriculadas são assistidas.

Mãe-Cangurú-2Os CREIs são unidades pensadas e preparadas para atender crianças na faixa etária de 6 meses a cinco 5 anos e 11 meses de idade, garantindo um atendimento integral no período de 10 horas diárias, onde a criança é cuidada e educada por profissionais treinados e capacitados.

De acordo com a psicóloga Socorro Gomes, a mãe saber que pode ir trabalhar e deixar o seu filho em ambiente seguro, limpo, com alimentação balanceada e assistido por bons profissionais representa a segurança e tranquilidade para ela e para toda família.

“A educação infantil é um direito adquirido e contribui para a emancipação da mulher. Principalmente em casos de mães que vivem em situação de vulnerabilidade e que não podem oferecer a seus filhos o que os Creis oferecem”, informou.

Cuidados antes de nascer – O pré-natal é imprescindível tanto para a saúde da mãe quanto do bebê. O acompanhamento desde o início da gestação, mês a mês previne e detecta doenças da gestante como diabetes gestacional, doença hipertensiva na gravidez, sangramentos entre outras. Já para o feto, podem ser prevenidos a má formação fetal e, em alguns casos, o nascimento prematuro, o que pode acarretar problemas futuros para a criança.

De acordo com a médica/obstetra e diretora geral do Instituto Cândida Vargas (ICV), Ana de Lourdes Fernandes, o acompanhamento da saúde materna e fetal devem ser monitoradas tanto pelo aspecto físico como o emocional. “Na Cândida Vargas, existe uma equipe multidiciplinar de médicos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, odontólogos, fisioterapeutas, todos capacitados para fazer um acompanhamento completo, garantido a saúde da mãe e seu bebê.

Embora O Instituto Cândida Vargas seja uma instituição da PMJP, é referência na Paraíba e recebe gestantes de todo estado nos casos de gravidez de alto risco. Nela foram implantados programas e projetos que asseguram a saúde da mãe e do feto desde o início da gestação até os primeiros meses de vida do bebê.

Programas e projetos para as mamães

Projeto Mãe Canguru- Método que visa à assistência humanizada ao recém nascido baixo peso. Apresenta como vantagens o aumento do vínculo mãe-filho, estimula o aleitamento materno, favorece um melhor relacionamento da família com a equipe de saúde e diminui a permanência hospitalar. Foi iniciado há 15 anos e durante este período muitos recém nascidos da Capital, do interior do Estado e dos estados vizinhos foram beneficiados. A Cândida Vargas possui Título de Referência em Método Canguru no Estado da Paraíba.

Doulas Comunitárias e Voluntárias- Doula significa “mulher que serve”. Ela está para servir aquela gestante tanto nas suas necessidades físicas como também para servir de apoio emocional e afetivo, mantendo a calma e o otimismo do ambiente, incentivando a parturiente oferecendo medidas de conforto através de massagens, técnicas de respiração, banhos,sugestões de posições e movimentações no trabalho de parto.
-Atua como ponte de comunicação entre equipe, a mulher e sua família;
-Está presente no pós-parto auxiliando a mãe no contato com o recém-nascido e com a amamentação;

A Doula se faz importante até mesmo em uma cesárea, dando apoio, conforto,ajudando a relaxar durante a cirurgia.

Projeto Parto Natural- Projeto de educação em saúde que objetiva esclarecer as dúvidas da mulher durante a gestação e desmistificar e incentivar o parto natural. Ocorre em encontros semanais, sempre às quartas-feiras das 08h30 às 10h30h na sala do serviço de fisioterapia do ICV. Informações e inscrições podem ser feitas no Setor de Psicologia pelo telefone  30151551 ou no Setor de Fisioterapia pelo telefone 30151558 .

Curso do Casal Grávido – Aberto a todas as gestantes do município de João Pessoa que no decorrer da gestação pode procurar o ICV para receber orientações de uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, assistente social, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos, atualizando o casal de todas as informações necessárias de organização dos direitos e também de cuidados de saúde. Informações e inscrições podem ser feitas no Setor de Psicologia pelo telefone  30151551.

Primeiro enxoval- O programa “Um Novo Olhar para o Nascer”, onde 150 mães foram contempladas com a entrega de um enxoval completo, realizado pelo Balcão de Direitos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes).

Para ter direito ao benefício, as mães devem atender aos critérios de vulnerabilidade social e estarem sob acompanhamento da Unidade de Saúde da Família (USF) de sua região, sendo detentora do cartão da gestante. Feito isso, elas precisam ser encaminhadas por qualquer um dos 11 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da Capital.

Balcão de Direitos- Fundamentado na Lei Municipal 12.015 de 23 de dezembro de 2010, dispõe sobre a concessão de benefícios eventuais, no âmbito da Política Pública Municipal de Assistência Social, bem como na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Os benefícios eventuais integram as garantias do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e são destinados ao cidadão que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Dessa forma, para ter direito aos benefícios eventuais tais como: auxílio alimentar, auxílio natalidade,  auxílio funeral, colchão, cobertor, entre outros. É necessário o documento de identificação e comprovante de residência do requerente, especificamente, no caso de auxílio natalidade, precisa também do Cartão de Gestante e da última ultra-sonografia, para ter acesso ao atendimento psicossocial, entrevista socioeconômica e visita domiciliar.