Candidatos às vagas de estágio do Procon-JP farão provas no dia 20 de dezembro

Por Evanice Gomes - em 770

Os 233 candidatos a uma das 15 vagas para estágio e cadastro de reserva da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) nas áreas de Direito, Administração, Arquivologia e Estatística farão as provas no dia 20 de dezembro de 2016, às 14h, na Faculdade Maurício de Nassau de João Pessoa, com sede na avenida Epitácio Pessoa, nº 1201.

O estágio oferecido pelo Procon-JP remunera com R$ 520,00, mais vale transporte e, segundo o secretário-adjunto do Procon-JP, Ricardo Holanda, a contratação dos aprovados já ocorre em janeiro de 2017. “Lembramos aos candidatos que confirmaram a inscrição através da entrega da documentação exigida em edital que, no dia da prova. além dos documentos pessoais, devem levar, obrigatoriamente, o cartão de inscrição”.

Ricardo Holanda informa, ainda, que os candidatos aptos às provas de seleção apenas serão considerados classificados se obtiverem 50% dos pontos do total da prova especifica por área e sem zerar a prova de português, comum para todos. “Assumirão uma vaga de estágio no Procon-JP os que registrarem as maiores notas em cada área, com o mesmo critério para o cadastro de reserva”, salientou.

Conteúdo

Português – Os candidatos farão a prova de Português conforme o novo acordo ortográfico, e constará, ainda, de interpretação de texto, acentuação, concordâncias nominal e verbal, verbos impessoais, crase, ortografia, uso do porque, pontuação, regência e uso do hífen.

Direito – Na área de Direito, os candidatos deverão estudar: conceito, objeto e princípios básicos dos direitos do consumidor; fundamentos da proteção ao consumidor; relação de consumo: consumidor, fornecedor, produtos e serviços; política nacional de relação de consumo; responsabilidade civil nas relações de consumo; prescrição e decadência; práticas comerciais no mercado de consumo e proteção contratual do consumidor; práticas abusivas; contratos de adesão; cláusulas abusivas; os órgãos de proteção ao consumidor; e sanções administrativas.

Administração – Para a área de Administração, o conteúdo da prova terá: noções de administração e administração pública; teoria geral da administração: características e contribuições das principais escolas e suas teorias; planejamento estratégico; gestão de projetos, de processos, da qualidade, comunicação, licitações e contratos; Lei nº 8.666/1993 e Lei nº 10.520/2002; Lei de acesso à informação: Lei 12.527/11; noções de administração financeira e orçamentária; noções de orçamento público: conceito; instrumentos básicos de planejamento; princípios orçamentários; créditos orçamentários e créditos adicionais; descentralização de créditos; Lei Orçamentária Anual – LOA; Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO; e Plano Plurianual – PPA; noções de gestão de pessoas, de administração de recursos humanos e estratégica de pessoas por competências; cultura organizacional e clima organizacional; motivação, liderança e gestão de conflitos.

Arquivologia – Os candidatos a uma vaga em Arquivologia devem estudar: gerenciamento da informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais; diagnóstico; arquivos correntes e intermediários; protocolos; avaliação de documentos; legislação arquivística brasileira: leis e fundamentos; microfilmagem aplicada aos arquivos: políticas, planejamento e técnicas; gestão de documentos eletrônicos e digitalização de documentos arquivísticos; preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos: política, planejamento e técnicas.

Estatística – Para a área de Estatística constarão: ideias básicas da análise estatística; estatística descritiva; introdução à probabilidade; modelos probabilísticos; introdução à teoria da amostragem; inferência estatística e correlação e regressão.

Serviço

Data das provas: 20 de dezembro de 2016

Horário: 14h

Local: Faculdade Maurício de Nassau

Endereço: avenida Epitácio Pessoa, nº 1201, Bairro dos Estados