4ª Região do Orçamento Participativo debate prioridades com a gestão municipal
Mônica Melo
Na noite desta quinta-feira (14), os moradores da 4ª Região do Orçamento Participativo (OP) participaram da Assembleia Regional do ciclo 2015. Na ocasião, eles debaterem com o prefeito Luciano Cartaxo e com os secretários de todas as pastas do governo municipal sobre as principais demandas e necessidades dos seus bairros e comunidades. O prefeito destacou que ir às audiências junto com o secretariado é uma forma de aumentar a sintônia entre o poder público e a população. Ele revelou que tudo o que é dito pela comunidade durante as audiências é anotado e encaminhado.
Além das demandas do OP, o prefeito lembrou obras importantes realizadas pela gestão na região como a creche do Cuiá, a UPA do Valentina, a USF Doce Mãe de Deus e as 70 casas entregues na Comunidade Quilombola do Paratibe.
A 4ª Região do Orçamento Participativo é uma das que possuem o maior número de bairros e comunidades. Ela é composta pelos bairros de Valentina I, II e III, Paratibe, Cuiá, Mussumagro e Barra de Gramame, das comunidades Frei Damião, Santa Bárbara, Doce Mãe de Deus, Rabo da Gata, Maribondo, Quilombolas, Cumurupi, Praia de Gramame, Manzuar e Praia do Sol, além dos loteamentos Nova Mangabeira, Planalto da Boa Esperança, Boa Esperança, Monte das Oliveiras, Cidade Maravilhosa, Parque do Sol, Rota do Sol, Caminho do Mar, Planície Dourada, Ana Clementina de Jesus, Girassol, Santa Catarina, Sonho Meu, Carinas e Novo Milênio e os condomínios da Amizade, da Liberdade, da Independência e Cidadania.
No total, 270 pessoas compareceram ao Ginásio Poliesportivo Odilon Ribeiro Coutinho. Durante a audiência foram eleitos 18 conselheiros municipais do Orçamento Participativo. São eles Marcelo de Araújo Alves, Joyce Cleyse de Araújo Gomes, Ricardo Calixto dos Santos, Franklin Calu de Oliveira, Reginaldo Freire, Hélia Pereira do Nascimento, Valdemir dos Santos Castro, Enildo Gomes do Nascimento, Severino Santiago dos Santos, Jonadab Ferreira de Oliveira, Sérgio de Melo Vilar, Simone Silva dos Santos, Ricardo Martins, Flávio Ricardo Fernandes da Silva, Neiry Arruda, Ronildo José dos Santos e Givanildo dos Santos.
Formação em cidadania – Entre os conselheiros eleitos no Valentina, um deles começou a participação no Orçamento Participativo ainda na escola através do OPCA (Orçamento Participativo Criança e Adolescente), uma parceria com a Secretaria de Educação que visa despertar os estudantes da rede municipal para a cidadania e a importância da participação popular.
Ex-aluno da escola Dom Marcelo, Franklin Calu de Oliveira participou do OPCA em 2013 e se sente preparado para participar dos debates sobre os rumos da cidade. “A gente agora já sabe o que é participar, sabe o que é democracia e por isso quer estar envolvido nessas questões. Eu já ajudei minha escola através do OPCA e agora quero ajudar minha cidade”, relatou.