Extremo Cultural Gospel leva suingueira, soul-gospel e pop rock à orla
As areias da praia de Tambaú ficaram tomadas de fãs das bandas que se apresentaram nesta quinta-feira (17) na primeira noite do ‘Extremo Cultural – Onde o Som Toca Primeiro’ dedicada ao segmento gospel, no palco armado no Busto de Tamandaré. Da suingueira, passando pelo estilo soul-gospel até o pop rock se apresentaram o Ministério de Louvor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, o Ministério Renovação, o cantor Alex Filho e o grupo Novo Som, que levantou o público com os hits dos 25 anos de carreira. O evento é uma realização da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), desenvolvida por meio da Fundação Cultural de João Pessoa – Funjope.
Com uma roupagem pop e rock, o grupo Ministério de Louvor da Primeira Igreja Batista apresentou canções que falam de fé, da relação com Deus e de esperança. Com um corpo de bailarinas, o grupo apresentou, em cerca de uma hora de show, músicas conhecidas do público e animou quem estava chegando para a noite gospel do Extremo Cultural, a exemplo da professora Vanusa Freitas. “Eventos desse tipo é muito importante porque reúne as famílias e pessoas que apreciam este tipo de música em harmonia, sem bebida e com muito amor. Uma boa iniciativa e a noite à beira mar só pode ficar emocionante com tanta música boa que esta noite promete”.
O vocalista do grupo Ministério de Louvor da Primeira Igreja Batista, Assuero Medeiros, reforçou que o show foi uma oportunidade de divulgar não só o nome de Deus, mas a alegria pela vida. “Oportunidades como essa, do Extremo Cultural, são importantes não só do ponto de vista da cultura, mas de levar às pessoas o amor de Deus”.
A segunda atração da noite foi puro suingue. O grupo Ministério Renovação subiu ao palco com uma banda azeitada na suingueira e axé para animar o público com coreografias animadas e letras que abordam o amor, a relação com a fé e a vida. O estudante Felipe Ramos disse que estava empolgado com o show porque o som é contagiante. “Falar de Deus e dessa forma, com suingue e alegria, é contagiante. Anima mais e muitos jovens gostam. É só alegria”, disse.
Alex Filho – O cantor e compositor Alex Filho fez uma síntese de sua carreira ao subir ao palco, mas levando ao público novidades, sempre em uma mescla do gospel associado a soul music, ao universo pop. Ele surpreendeu o público ao levar para o palco a dupla Paulo Sérgio e Daniel, com quem já tinha dividido os vocais em uma faixa do próximo CD da dupla. Alex Filho executou canções próprias e algumas conhecidas na voz de outros cantores, a exemplo de Padre Marcelo Rossi e a clássica “Oh Happy Day”.
“O Extremo Cultural acerta muito ao inserir as noites gospel em sua programação, porque a música gospel já tem o reconhecimento do Ministério da Cultural como manifestação cultural. É uma arte que não tem nada a ver com religião, mas sim com a fé, o amor e a paz. Tem a ver com a família. O prefeito Luciano Cartaxo acertou e muito ao acenar para o futuro inserindo o gospel num evento como esse, de verão, porque em outras capitais do Brasil eventos desse tipo, com investimento público, já existem há mais de 15 anos. Esperamos que seja um novo tempo em João Pessoa”, frisou Alex Filho.
Novo Som – Quando o grupo Novo Som subiu ao palco havia uma multidão a espera dos músicos que estão em fase de comemorar 25 anos de carreira e contabilizam mais de um milhão de CDs vendidos no país. Cada hit era acompanhado em coro e com movimentos das mãos, como os grandes concertos de pop rock. No repertório, canções de vários discos. O grupo está na estrada com outro projeto também: a turnê ‘Mais que amigos = irmãos’, com o grupo Catedral. O DVD do registro foi gravado em novembro e será lançado em março.
Para este ano, provavelmente ainda no primeiro semestre, o Novo Som grava o DVD “Novo Som 25 anos” e o vocalista Alex Gonzaga já cogita inserir o nome de João Pessoa entre as cidades elencadas para a escolha da locação do registro audiovisual.
“Ficamos muito felizes de vir tocar ao ar livre em um projeto bacana como este. A gente sempre veio a João Pessoa, mas tocar em eventos privados e sempre se questionou porque a cidade não tinha eventos desse porte como as outras capitais. Essa noite de hoje abre espaço para outros grupos e tendências e nós nos sentimos honrados em ter essa oportunidade de levar alegria para o público. Nós, inclusive, já pensamos até em incluir João Pessoa na lista das cidades que estamos elencando para decidir a locação para o show do DVD dos 25 anos”, contou Alex Gonzaga.
Próximas atrações – A próxima noite gospel será no domingo (27) com as bandas Anjos do Resgate, Missão Resgate, Exaltai e Ministério Doce Mãe de Deus, a partir das 19h.
O projeto ‘Extremo Cultural – Onde o Som Toca Primeiro’, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, tem como conceito a diversidade cultural. Além de aglutinar os artistas da MPB e dos segmentos do pop, este ano inovou ao agregar as principais manifestações da cultura popular de João Pessoa e da Paraíba, como também abriu espaço para bandas e cantores gospel, que já contam com público fiel e espaço nas emissoras de rádio desse segmento.