Atrações dos Polos Carnavalescos levam população às ruas da Capital
A noite desta terça-feira (12) foi marcada pela animação nos seis Polos Carnavalescos do ‘Carnaval 2013 – João Pessoa de todos os ritmos’. Os foliões dos bairros de Mandacaru, Rangel, Cruz das Armas, Valentina, Mangabeira e Conjunto Residencial Gervásio Maia se divertiram sob o comando das Orquestras de frevo, das ala ursas, tribos indígenas, baterias das escolas de samba e bandas locais. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) investiu R$ 2,1 milhões para o Carnaval Tradição, o Folia de Rua e os Polos Carnavalescos.
O estudante Eduardo Barbosa destacou o sucesso da iniciativa tomada pela Prefeitura Municipal, que segundo ele, prestigia não apenas o Carnaval, mas também os moradores dos bairros. “Antes a gente praticamente não tinha Carnaval e agora temos. Melhor ainda, temos festas nos bairros, o que antes só acontecia na praia e no Centro”, disse o morador de Mandacaru. Na grade de programação do bairro, apresentações da Bateria da Escola de Samba Independentes de Mandacaru, Orquestra de frevo, Xandy Black e Forro Bakana.
Em Cruz das Armas, um palco foi montado na principal avenida do bairro e contou com a apresentação da Tribo Indígena Flecha Negra, Orquestra de frevo, Forro Bakana e Só Pressão. No Valentina, a festa começou na Praça Soares Madruga, onde se apresentaram o clube de Orquestra Bandeirantes da Torre, Orquestra de Frevo, Forró da Canxa e Primeira de Luxo.
“Agora sim o povo de João Pessoa pode dizer que tem Carnaval”, frisou a dona de casa Marluce de Almeida, de Mangabeira, que acompanhou de perto, na Rua Elias Pereira de Araújo, ao lado do mercado público, as exibições da Tribo indígena Índio Africanos, Orquestra de frevo, Arreios de Prata e Forro das Mina.
A moradora do Rangel, Evangelina dos Santos ressaltou, com entusiasmo, não estar decepcionada por permanecer na cidade. “É a primeira vez que não me arrependo de não ter viajado. Estou adorando o show”, disse. No Rangel, a agitação ocorreu na Avenida 2 de Fevereiro, na Praça da Amizade e ficou por conta do Clube de Orquestra Sai da Frente Dona Emília, Orquestra de frevo, Banda Geração e Samba da Elite.
Incentivo ao comércio – De acordo com a comerciante Deolinda Nascimento, as atrações que se apresentaram no palco montado no conjunto Gervásio Maia, deram fôlego aos foliões e aqueceram o comércio local. “Ano passado, em plena terça-feira de Carnaval, estava tudo fechado. Este ano foi diferente. Por causa dos Polos, estamos apurando relativamente bem desde o domingo, quando a festa começou”, revelou. No Gervásio Maia, apresentaram-se o Clube de Orquestra dos 25 Bichos, Orquestra de frevo, Edibamba e Beto Movimento.
Projeto – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) investiu R$ 2,1 milhões no projeto ‘Carnaval 2013 – João Pessoa de todos os ritmos’. O Carnaval Tradição, o Folia de Rua e alguns Blocos Independentes receberam os recursos. A novidade de 2013 foram os seis Polos Carnavalescos criados nos bairros da cidade, para descentralizar os festejos.